Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Foto mostra mortos por Maduro em praia na Venezuela #boato

Foto mostra mortos por Maduro em praia na Venezuela #boato

Boato – Tumblr mostra imagem de diversas pessoas mortas depois de protestos na Venezuela. Informação é de que corpos foram colocados na praia a mando do presidente Nicolás Maduro.

Em fevereiro de 2014, um dos assuntos mais falados na web são os protestos sobre a Venezuela. Entre as informações, estão diversas imagens das “maldades provocadas” pela ditadura do sucessor de Hugo Chavez, Nicolás Maduro. Uma das fotos que mais chamam atenção na internet é de corpos de “opositores” despejados na praia depois de mortos. Além disso, há manifestantes obrigados a ficarem nus, jovens obrigados a rasparem o cabelo, entre outras.

Os textos reforçam o que, supostamente, é passado pelas imagens, como pode ser conferido abaixo no caso da foto de diversas pessoas nuas na praia:

#AcordaVenezuela  Estima-se que 12 milhões de pessoas já morreram na Primavera Venezuelana. Milhares de corpos venezuelanos são encontrados em uma praia da Bolívia. A informação é a de que o governo de Maduro despejou no mar pelo menos 2.000 contêineres com corpos de opositores.

Foto mostra mortos por Maduro em praia na Venezuela?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Não precisa ser muito esperto para perceber que tudo não passa de uma brincadeira (de gosto meio duvidoso) com o número de boatos que têm aparecido na web. A imagem principal dos vários corpos nus jogados na praia não passa de uma montagem com fotografias de Spencer Tunick, um estadunidense conhecido por suas fotos de aglomerações de corpos nus.

O único problema do #AcordaVenezuela foi não deixar claro o suficiente a brincadeira (às vezes precisa desenhar mesmo). Mesmo com imagens da Guerra do Vietnã, da série Spartacus, do jogo Grand Theft Auto (GTA), do filme Tropa de Elite e até do Darth Vader do filme Star Wars, houve quem acreditasse em algumas informações.Só para citar um caso, o Tumblr fez menção aos 3000 mortos pela ditadura de Maduro, já desmentidos aqui no site. E que muitos acreditaram.

Além do ‘Acorda Venezuela’, outras imagens falsas vem sendo utilizadas nas redes sociais e em sites para “mostrar” os conflitos no país Sul-Americano. Fotos de 2013, uma ação violenta de polícia da Bulgária, um ato policial no Chile, dentre outras vem sendo divulgadas nas redes sociais para referir-se aos protestos venezuelanos. Essa matéria do Opera Mundi fala do assunto. 

O assunto foi aproveitado para discutir o poder das redes sociais, como o caso da atriz venezuelana Amanda Gutierrez, que divulgou as imagens de uma jovem “sendo estuprada pela ditadura de Maduro”. Porém, as imagens pertenciam a um pornô norte-americano e a atriz compartilhou a imagem com mais de 227 mil fãs.

Tudo isso foi proporcionado pelo blogueiro “Jornalismo Wando”, que enviou informações falsas para pessoas famosas que repassaram as informações sem confirmar. O mesmo Wando responsável por criar o Tumblr ‘Acorda Venezuela’

Por fim, podemos concluir que existem muitas imagens divulgadas sobre os conflitos na Venezuela que são falsas (algumas propositalmente, outras não. Algumas brincadeiras e outras não). Por isso, preste atenção no que ver na web sobre o assunto.

PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor Simon Salama. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.