Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Ligue 156: boato fala de falso serviço que cancela multa no rodízio

Ligue 156: boato fala de falso serviço que cancela multa no rodízio

Ligue 156 não cancela multas em rodízio
Ligue 156 não cancela multas em rodízio

Boato – Se você estiver preso em um congestionamento, só precisa ligar para o 156, se identificar e cancelar a multa.

Esse é mais o boato que transita nas redes sociais e dá uma solução para um problema cotidiano dos moradores de São Paulo. A dica “de ouro” da vez aponta que, para se livrar do rodízio de carros em São Paulo só é preciso pegar o celular e ligar para o “serviço” 156. Com isso, você geraria um protocolo, explicaria que não consegui sair da faixa de infração, daria características como placa, cor do veículo e local e se livraria da multa. O texto a seguir é o que circula em redes sociais:

Isto ninguém avisa: Se você estiver preso em um congestionamento e tiver certeza de que não vai conseguir sair dele a tempo de evitar o horário do rodízio da sua placa, ligue para 156. Identifique-se, dê a placa do seu carro, o local onde está e informe o operador da sua dificuldade. Ele irá anotar (e gravar) os dados, passando-lhe um número de protocolo. Anote-o! Se você receber uma multa por ter infringido a Lei do Rodízio de Carros naquele dia, faça uma defesa e mencione o número do tal protocolo.. A multa será cancelada! Esse vale a pena repassar

Apesar da notícia deixar alguns espertinhos mais animados, não adianta ficar muito feliz. O 156, que é o número de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, não tem a opção “rodízio” entre os atendimentos.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Nesta matéria da revista Auto Esporte houve a tentativa de ligar para o serviço 156. Mas, para infelicidade de que quem burlou o rodízio, a resposta foi de que não é gerado nenhum protocolo tampouco multas são abatidas.

O BOL também fez um nota falando do assunto. Na nota, há a explicação de que não existe nenhum abatimento de multas para quem roda com o carro no dia errado na capital paulista.

O rodízio municipal de São Paulo foi implantado em 1997 para amenizar a carga de poluentes ao meio ambiente. Com isso, passou também a ter um papel importante contra o conhecido congestionamento em São Paulo. Mesmo assim, com o aumento de pessoas e veículos na cidade, o trânsito não parou de piorar e quebrar recordes de lentidão.

A infração para quem desobedecer às leis do rodízio pode ser aplicada a qualquer veículo privado, de empresa e também de outras cidades e é de R$ 85,17. Somente veículos com o funcionamento como transporte público, escolar, serviço médico, produtos perecíveis ou conduzidos por pessoas com deficiência física são insetos da penalidade.

Segundo a CET, a anulação da multa funciona mesmo com o método tradicional de recorrer ao Detran que será feita somente com o julgamento do órgão e para que ainda não sabe é feita da seguinte forma: Envio da carta de próprio punho enviado juntamente com a multa para o Detran.

Como podemos ver, a informação não passa de um boato. Detalhe: ao tentar ligar para o rodízio enquanto estiver no trânsito, você vai conseguir no máximo mais uma multa de R$ 85,13 por dirigir falando ao celular. Essa, sim, vale a pena repassar.