Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Avião da Air Algérie que caiu no Mali não era do Real Madrid

Avião da Air Algérie que caiu no Mali não era do Real Madrid

Avião do Real Madrid não é o mesmo que caiu na África
Avião do Real Madrid não é o mesmo que caiu na África

Boato – Avião que caiu no dia 24 de julho de 2014 teria sido utilizado pelo time do Real Madrid entre 2007 e 2009.

A terceira semana do mês de julho foi, talvez, a mais trágica semana da história da avião mundial. Em sete dias, três aviões comerciais caíram causando a morte de muitos passageiros. O terceiro desses acidentes aconteceu com o avião da companhia Air Algérie, que caiu no Mali no dia 24 de julho de 2014.

Depois da tragédia que matou 116 pessoas, uma história, no mínimo, curiosa começou a aparecer em sites de notícia. De acordo com dirigente do Real Madrid, o avião que caiu na África teria sido usado pelo time entre os anos de 2007 e 2009. Leia uma das versões da notícia que apareceu na internet:

O avião MD83 da SwifrAir, operado pela Air Algerie, q ue se despenhou esta quinta-feira com 116 pessoas a bordo, foi a aeronave oficial do Real Madrid durante dois anos.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Chamado «La Saeta» em homenagem a Alfredo Di Stéfano, que era conhecido como «a seta loira» (La Saeta), começou a ser utilizado pelo clube merengue em outubro de 2007 para transportar atletas e dirigentes do clube em viagens nacionais e internacionais, em parceria com a Iberia, empresa de navegação aérea espanhola. Foi utilizado pelo Real Madrid até 2009.

O aparelho fazia o trajeto entre Ouagadougou, no Burkina Faso, e Argel, a capital da Argélia. Tinha descolado há 50 minutos quando desapareceu dos radares.

A história seria curiosa. Mas o mais curioso é que a informação não tem nada de realidade. Pelo o que apuramos, a informação errada surgiu do todo poderoso El País (sim, os grandes também criam boatos). De acordo com a matéria original, “fontes” do clube teriam confirmado que o avião da Air Algérie era o mesmo usado pelo clube.

Porém, um pouco mais de checagem mostrou que a aeronave era “apenas” do mesmo modelo, o McDonnell Douglas MD-83. Todos os jornais que embarcaram na informação do veículo espanhol tiveram que desmentir a história. O avião que caiu era o EC-LTV, o que sumiu na África, era o EC-JQV.

Ou seja, não deu tempo nem de criarem outras teorias da conspiração com base nesta história. O avião que caiu na África nunca pertenceu ao Real Madrid e a história não passou de um erro de informação da imprensa.