Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Boato: Copa do Mundo de 2014 está comprada e Brasil será campeão

Boato: Copa do Mundo de 2014 está comprada e Brasil será campeão

Boatos dizem que Copa do Mundo foi comprada e Brasil será campeão
Boatos dizem que Copa do Mundo foi comprada e Brasil será campeão

Boato – Teorias da conspiração surgem na internet e fora dela de que está tudo combinado para o Brasil ser o campeão da Copa do Mundo de 2014.

“O futebol é uma máfia”. Quem nunca ouviu uma expressão como essa de alguém que não gosta do esporte ou está revoltado com uma derrota do time do coração. Às vésperas do início da 20ª Copa do Mundo, teorias da conspiração que falam que o futebol é um esporte completamente armado se multiplicam entre as pessoas.

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

E, em 2014, o escolhido da vez para ser campeão e favorecido pela corrupção esportiva é o Brasil. Esta postagem do Boatos.org não vai falar de apenas um post em específico sobre a hipótese da Copa do Mundo de 2014 já estar comprada pelo Brasil. Até porque não são poucos os boatos em relação à suposta corrupção nos resultados da competição.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

1 – Governo comprou a Copa do Mundo

O primeiro, é claro, tem que envolver o governo brasileiro, Dilma e o PT. A hipótese seria de que o PT tivesse feito com os jogadores a mesma coisa que fez com o Congresso Nacional: comprar. Para reforçar a hipótese, o blog do professor Hariovaldo fez a denúncia de que Dilma gastou R$ 300 milhões para comprar a Copa das Confederações.

Infelizmente (ou felizmente), o PT não tem cacife para pagar tanta gente como falou o professor Hariovaldo (que é apenas um personagem criado para descrever como agem algumas pessoas da extrema direita do Brasil).

Além disso, vencer a Copa não seria politicamente tão eficiente como o senso comum aponta. Vide a popularidade de Dilma, que era maior antes do título do Brasil na Copa das Confederações do que atualmente. Vale também lembrar que Lula venceu as eleições em 2002, ano do penta. Se a Copa fosse tão eficiente, o PSDB teria eleito José Serra, o seu candidato na época.

2 – Fifa e árbitros estão querendo ajudar o Brasil

A segunda hipótese de corrupção é levantada por Jorge Kajuru, um dos jornalistas esportivos mais polêmicos do Brasil. De acordo com vídeo gravado para o canal de TV Esporte Interativo, Kajuru crava que o Brasil vai ser campeão. A explicação é de que os grandes mandatários da FIFA querem se perpetuar no poder. Por isso, a Copa no Brasil vencida pelo anfitrião ajudaria neste jogo do poder.

O também polêmico jornalista Milton Neves também publicou um texto apontando que se o histórico se confirmar, a Copa do Mundo está nas mãos do Brasil. Ele cita diversos casos de “apito amigo” em jogos da Copa envolvendo a seleção brasileira.

Em relação às acusações de Kajuru e Milton Neves. Ambas são feitas sem provas concretas. Kajuru não explica direito no que um título do Brasil pode influenciar nisso. Visto que os dirigentes da FIFA são eleitos por votos de dirigentes de confederações, o mesmo país ganhar seis vezes a Copa não seria a melhor estratégia.

Milton Neves levanta que o Brasil sempre foi favorecido nas Copas. Isso não é tão real. Em 1990, há até hoje a reclamação da história da água batizada da Argentina. E vale lembrar 1978, quando o Brasil perdeu a Copa, mas se autointitulou “campeão moral”. Também é bom citar, que erros a favor do Brasil nem sempre resultaram em títulos da Copa do Mundo.

3 – Apostadores manipulam o resultado de quem vai ser o campeão do Copa

Por fim, um caso em que a ficção imitou os boatos. Em um dos episódios da temporada atual de Os Simpsons, Homer vira juiz e apostadores estão pagando para que o Brasil se torne campeão da Copa do Mundo. Mas em um “surto” de ética, ele resolve ser honesto e a Alemanha vence o campeonato. Claro que o episódio passou a ser compartilhado e citado como “a realidade”.

Apesar de criada como ficção essa seria a hipótese menos impossível de ser real. Casos de subornos a juízes e times de futebol já foram descobertos e se tornaram grandes escândalos. Só para citar alguns: no Campeonato Brasileiro de 2005, 13 jogos apitados por Edílson Pereira de Carvalho foram cancelados após denúncia de manipulação de resultados para favorecer apostadores. Em 2006, Juventus, Milan, Fiorentina e Lazio sofreram punições após a descoberta de escândalos de manipulação na Itália.

Mesmo partindo da ideia de que o suborno é possível, ainda podemos cravar que é improvável que a Copa esteja combinada para que o Brasil ganhe. O primeiro ponto é o grande número de pessoas que estariam envolvidos em um esquema como esse. Além de ser preciso uma grande quantidade de dinheiro para comprar árbitros, jogadores, técnicos e intermediários, seria difícil manter segredo entre tantas pessoas.

Além de ser preciso um investimento gigantesco para fazer um time campeão, um título do Brasil não ajudaria muito os apostadores. Na bolsa de apostas, o Brasil é o time que paga o menor retorno para os apostadores. Nesse caso, seria muito mais lucrativo apostar em outra seleção menos cotada e manipular os resultados.

Claro que há imensas chances de o Brasil ser campeão da Copa (tanto que é o favorito de acordo com apostadores). Mas isso não significa que a Copa do Mundo foi comprada. Pense em uma última coisa: com o dinheiro que o evento movimenta, criar um esquema para forjar resultados espantaria o público e acabaria com todo lucro. Seria como dar um tiro no pé.

Um recadinho extra: o editor deste blog está apresentando o programa Tempo Extra pela TV Brasil Internacional e Portal EBC. O programa é um resumo sobre o que acontece em cada etapa da Copa. Confiram:

Programa #3: quartas de final

Programa #2: oitavas de final

Programa #1: primeira fase

27 comentários em “Boato: Copa do Mundo de 2014 está comprada e Brasil será campeão”

  1. A Copa foi comprada para a Argentina, mas me desculpem os Petistas e anti petistas de plantão, a parte do PT foi “apenas” no roubo dos estádios, super faturamentos e outras coisas que todos ganharam, agora armação da copa do mundo vai muito além a um mísero partido político de um país de terceiro mundo. Tem gente muito mais grauda por tras, grandes empresas envolvidas. Ninguém percebeu até hoje que a Adidas é a patrocinadora oficial da FIFA e que coincidentemente patrocina também Alemanha e Argentina, os outros dois finalistas? Ninguem notou que holanda, belgica e suiça simplesmente não quiseram fazer gols na argentina? Robben “adiantou” a bola propositalmente, pq aquele lance era gol certo, mas ele preferiu só chutar quando o mascherano chegou perto do lance. E o lance da Suiça no primeiro tempo, o jogador entra livre cara a cara com o goleiro e na hora de mandar ver, simplesmente passa a bola pro goleiro argentino… a cabeçada no final foi pura sorte, nem o suiço esperava que ela fosse pegar na trave, se tivesse ido para os penalts teriam feito o mesmo papelão que a holanda fez ontem, entregando nas maos do goleiro argentino.

    Alguém assistiu alemana e frança? Firam a falta de motivação e vontade das duas seleções para ir para as semifinais? Falta de vontade de dois times que já sabem que por mais que joguem, não podem ganhar o título. Argentina e Alemanha são patrocinados pela Adidas que tambem patrocina a FIFA, então está tudo muito semelhante a 1998, só que dessa vez quem irá se vender será a seleção europeia. Agora o Brasil não entregou para a Alemanha, simplesmente a seleção brasileira estava fraca durante toda a copa, e a Alemanha resolveu jogar o seu melhor nessa partida contra o Brasil, pois com certeza uma final Brasil e Argentina atrapalhariam os planos da FIFA em dar essa copa para nossos hermanos. Contudo, ninguém que entrega, faz de modo tão escancarado, por isso é ridiculo acreditar em entrega do Brasil para a Alemanha, mas eu acredito sim que a Holanda entregou para a Argentina, vide Robben que não quis fazer o gol, e na “lesão” do van perse na prorrogação, justificando a não troca do goleiro para os penalts.

  2. falou pouco mas falou bonito mano e tois essa copa e uma farsa ja tah certo o esquema deles e tipo assim oh a copa vai ser no brasil mas naum e vcs ki vao ganhar ai cada um recebe tah aki o teu tah aki o tah akio teu assim ki funciona…..

  3. Se a Copa do Mundo foi comprada porque o Brasil perdeu de 7 a 1 para a Alemanha. E agora Kajuru vc afirmou que se o Brasil não ganhasse a copa encerraria a sua carreira. Vai encerrar mesmo?

  4. Não descarto a possibilidade de ter havido uma mudança de planos, devido a ampla divulgação da suposta “compra”. E se a FIFA resolveu não cumprir o acordo, para abafar o caso, a presidenta vai reclamar pra quem (como diria o Capitão Nascmento)? Pra polícia?

    1. Concordo.
      Acho que ficou muito na cara…
      Só não precisa ser tão humilhante…
      Caiu viaduto. Caiu o time. Só falta cair a Dilma.
      😀

  5. Eu penso, sera que só eu vejo que isso e tudo armação? Eu entendo bastante de futebol sempre acompanhei, mas hoje percebo que copa do mundo e dinheiro, e não futebol

    1. eles deveriam comprar tambem o dante o fred o hulk o fernandinho assim eles não jogariam mais na seleção e nunca mais ficariamos nervosos ao assistir uma partida de futebol da seleção !!!! que tal?? a minha ideia???

  6. hahaha time forte???
    Perdeu de 7 a 1 para Alemanha,vamos concordar que atualmente o Brasil não tem jogador bom!

  7. Jhonatan Lima

    Pronto, 7×1, viram como foi comprada?! Aos chatos comentaristas de política, so de raiva vou votar no PT!!! # farinhadomsmsaco

  8. Bem Dinho, suas preces foram atentidas! A Alemanha goleou o Brasil de 7×1.

    Se há alguma conspiração na Copa, parece que o governo teve que ceder para os interesses de alguém mais poderoso que eles. A seleção perde, mas eles garantem mais dinheiro no bolso. XD

    1. Isso mesmo cara, muitos tao dizendo que quem fala que a copa e comprada não gosta de futebol, só pra avisar eu jogo futebol, mas não sou cego, isso e tudo uma armação, não importa o resultado.

    1. Eu pretendo ser jogador e quem sabe jogar copa do mundo, mas infelizmente isso e tudo armação não e o futebol que nos sempre enxergamos, e tudo armado de ambos os times. Prestem atençao, site da Fema, tem http://www.ready.gov= 11 letras e 2 pontos=13, estranho isso nao? Outra coisa escreva illuminati de tras pra frente, itanimulli e coloque assim http://www.itanimulli.com, adivinha em que site vai entrar? Veja e abra seus olhos.

Não é possível comentar.