Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > É falso que crianças em vídeo de patinação no gelo que viralizou sejam cegas

É falso que crianças em vídeo de patinação no gelo que viralizou sejam cegas

Crianças cegas realizam uma performance incrível de patinação no gelo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra duas crianças cegas realizando uma performance incrível de patinação no gelo.

Análise

Vídeos de performances espantosas misturados a histórias se superação são um prato cheio quando falamos de virais na internet. É uma pena que nem todos são reais.

Na história de hoje, vamos falar sobre um vídeo de duas crianças realizando uma dança no gelo. Junto ao vídeo de patinação no gelo, há mensagens que apontam que as crianças seriam cegas. Em alguns dos casos, é dito que a menina do casal seria cega.

“Desfrutem desta maravilha, especialmente porque ambas as crianças são cegas!!”, diz a mensagem que acompanha o vídeo, que pode ser visto abaixo:

@hiddentalents.global She is blind but… What a show! They are amazing! #youngtalents #hiddentalents #stunning #awesome #gottalent #iceskating ♬ Stronger – 小杨Remix

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

O vídeo é lindo, mas a história que o acompanha não procede. Para realizar checagem do conteúdo, vamos responder a três perguntas: 1) Qual é o contexto do vídeo das crianças apresentadas como cegas realizando a performance de patinação no gelo? 2) As crianças que estão dançando no gelo são, de fato, cegas? 3) Há outros fakes similares já desmentidos?

Qual é o contexto do vídeo das crianças apresentadas como cegas realizando a performance de patinação no gelo?

Fizemos uma busca reversa sobre o vídeo e descobrimos que ele é da Rússia. A apresentação foi feita no programa “Ice Age: Kids”, da Rússia. A dupla em questão (que dançou ao som da música “Perfect”, de Ed Sheeran) é Evelina Pokrasnetyeva e Ilya Makarov. O vídeo pode ser visto no perfil no Instagram da dupla:

As crianças que estão dançando no gelo são, de fato, cegas?

Se você assistiu ao vídeo, deve ter notado que as crianças não são cegas. Na realidade, Evelina Pokrasnetyeva interpretou uma menina cega no começo da performance. Mas abriu os olhos em diversos momentos (até para facilitar a apresentação).

Há outros fakes similares já desmentidos?

Não é a primeira vez que histórias de “patinadoras cegas” circulam na internet. Fakes sobre o “patinador cego” que dançou “La Cumparsita” já tiveram que ser desmentidos algumas vezes no site (aqui, aqui e aqui). Ou seja: é uma balela que é sinônimo de sucesso.

Conclusão

Fake news ❌

Ao contrário do que apontam as mensagens que estão circulando na internet, o vídeo que está viralizando na internet não é de crianças cegas patinando no gelo. O vídeo é incrível, mas Evelina Pokrasnetyeva e Ilya Makarov enxergam (e patinam) muito bem.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).