Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Hoax: tragédia vai acontecer durante Copa, diz garota vidente na Bahia

Hoax: tragédia vai acontecer durante Copa, diz garota vidente na Bahia

Criança de seis anos teria previsto tragédia e depois morrido
Criança de seis anos teria previsto tragédia e depois morrido

Boato: criança de seis anos teve a previsão de que grande tragédia iria acontecer durante a Copa no Brasil e morreu dois dias após sonho

Acreditar em pressentimentos, presságios e destino são naturais do ser humano. A fé nos conforta e traz esperança. Nesse sentido criar boatos mencionando o sobrenatural é comum na internet e fora dela, pois razão e emoção não caminham juntas e então se dá a oportunidade de criar temas, teorias e teses teoricamente bizarras.

E foi isso que aconteceu no Facebook, rede social mais famosa do mundo. Circula, desde abril, um texto em que uma menina na Bahia prevê que na Copa do Mundo irá acontecer uma tragédia muito grave e dois dias após o sonho a garotinha acabou morrendo repentinamente. Leia o texto:

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Aconteceu em uma igreja na Bahia semana passada, sexta-feira passada uma menina de 06anos, que é da igreja, acordou de manha e contou a sua mãe sobre um sonho, que Deus falou com ela e pediu para ela passar o recado a igreja, ela teve oportunidade na igreja e falou que teve um sonho que Deus falava pra ela falar para os irmão orarem mais e vigiassem muito, e que se preparem -se, porque essa copa de 2014, vai acontecer uma tragédia tão grande que vai abalar não so o Brasil, mas o mundo inteiro, e era pra todos orarem muito e pedi muita misericórdia pra Deus nos livrar, e Deus falava no sonho pra ela também falar pra igreja, que todos acreditassem que era um recardo de Deus, ele falou no sonho pra ela que depois que ela contassem o sonho na igreja Deus iria recolher ela em 2 dias depois, essa criança contou esse sonho na sexta-feira passada e no domingo ela morreu, simplesmente durmiu no sábado e não acordou mais, exatamente os 2 dias depois que Deus falou com ela no sonho. Fizeram o enterro dela, foram reporteres no local pra entender o que aconteceu, mas mesmo assim tem pessoas que não acreditam nessa revelação que Deus passou a uma menina de apenas 06anos. Deus levou uma alma somente para despertar a igreja, e alertar e que possamos nos preparar, Deus disse que nessa copa de 2014 irá acontecer uma tragédia muito grande que vai abalar o mundo inteiro.
“Apocalipse: 2. 7. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. ”
(Tantos acontecimentos, muitas opiniões e uma só certeza: O Rei está voltando.)

Varias coisas atiçaram a minha curiosidade jornalística ao ler o presságio da garotinha. Entre elas: qual é o nome da garota, igreja que ela frequentava, cidade da Bahia que morava e quais os “vários” veículos da imprensa que foram ao enterro para entender o fato e o principal. O que de tão grave acontecerá durante a Copa do Mundo?

A minha tentativa aqui é de ajudar a página que publicou a história para que eles contem uma história mais verídica. No jornalismo, aprendemos a responder seis perguntas básicas que contextualizam a matéria e a partir disso vou desmitificar a garota baiana. Segue a lista:

O que? O que aconteceu foi o presságio da garotinha e de que ela morreu dois dias depois. Mas aqui faltou o principal para a resposta. O que de tão grave irá acontecer na copa?

Quem? Fala o nome da garota, pelo amor de Deus.

Quando? Sexta-feira. Mas qual sexta-feira?

Como? Como ela foi morrer repentinamente?

Onde? Que cidade da Bahia? Que igreja aconteceu?

Por quê? Por que na Copa do Mundo? Por que morreu?

Quando um texto tem mais perguntas do que respostas, dificilmente irá ser convincente e verídico. No caso dessa história, a página do Facebook, aproveitou um tema recorrente que é a Copa do Mundo para prever a tragédia. Podemos perceber também de que o fato de o texto não ser datado e personagens ocultos, pode-se criar um novo boato com o mesmo papo, alterando apenas a história central.

Portanto, acredite, tenha fé, siga sua religião, mas tenha cuidado ao ler esses presságios furados. Otimista que sou, tenho fé que o sonho da menina transforme-se em algo positivo e quem sabe o Brasil seja campeão da Copa do Mundo.

Um recadinho extra: o editor deste blog está apresentando o programa Tempo Extra pela TV Brasil Internacional e Portal EBC. O programa é um resumo sobre o que acontece em cada etapa da Copa. Confiram:

Programa #3: quartas de final

Programa #2: oitavas de final

Programa #1: primeira fase

14 comentários em “Hoax: tragédia vai acontecer durante Copa, diz garota vidente na Bahia”

  1. Que comentário inteligente esse seu.

    Pior ainda é que ficam dizendo que a tragédia foi o acidente em BH na semana passada.
    Tudo que foi foi algo triste, mas isso chegou a abalar o mundo, como diz o sonho? (até um moço aqui disse essa mesma coisa).

  2. Adorei o seu texto.
    Olhando os comentários aqui dá pra ver que infelizmente o povo cai nessas balelas que inventam na internet.
    Agora eu descobri por que é que o Brasil não dá certo e é justamente por conta desses bando de mentes atrasadas!
    Desse jeito é fácil prever tragédias. Eu por exemplo estou pressentindo que algumas pessoas serão assaltadas aqui na cidade de São Paulo nesse sábado (claro! afinal todos os dias aqui tem assalto. Então é facinho, facinho prever isso).

    O povo brasileiro precisa desenvolver bastante esse lado intelectual!

    1. Exatamente, Daniel, entendeu muito bem.

      O problema é que muita gente não para pra pensar, analisar e questionar o que ouve, ver e ler, mas aceita tudo como verdade engolindo goela abaixo, e se a informação envolver divindade, for “em nome de Deus”, aí é que deveriam questionar mesmo (pois Cristo alertou: “Acautelai-vos, que ninguém vos engane.”), mas ao invés disto aceitam e acreditam ferrenhamente em supostas “verdades”.

      O mais triste é ver pessoas que se dizem professar a fé Cristã, ou seja, em Cristo, e que se dizem acreditar na Bíblia Sagrada como Palavra de Deus Inerrante e Perfeita caírem em falácias fajutas como essa em que se pode identificar de cara que não há adivinhação, vidência, ou previsão nenhuma, mas só há palavras vagas. Mas parece que esses “cristãos” esquecem os versículos que falam sobre os sinais da volta de Jesus, ou a Bíblia não tem sido mais suficiente para convencê-los da volta de Jesus?… Aí precisa que apareça alguém e diga “Acontecerá grande tragédia…(etc)” para poderem crer no retorno de Jesus?

      Vamos acordar, gente! Tragédias acontecem em todos os lugares, em todo o mundo e em todos os anos e épocas!
      É inacreditável ver pessoas atribuindo a tragédia em BH a essa falácia espalhada na internet, de cuja origem ninguém tem certeza.

      E a tragédia da queda das Torres Gêmeas? E as quedas de aviões? E as tragédias dos mais variados crimes violentos e brutais que acontecem neste país todo ano ceifando milhares de vidas? E os acidentes com vítimas nas rodovias? Etc… Quem previu ou irá prever essas tragédias? Quem dirá o lugar(especificar), a data(dia/mês/ano) e hora, para que pessoas sejam previamente avisadas e salvas da morte?

  3. Adilson Brito

    E isso aí Rosangela!quem crê em Cristo Jesus não temerão esperamos todos os dias pela tragédia maior que possa acontecer para os ímpios,A VOLTA DE JESUS. ESSA GERAÇÃO NÃO VAI RECEBER SINAIS DA PARTE DE DEUS quanto as profecias de Apocalipse já foram escritas….

  4. “Tantos acontecimento, muitas opinióess e uma só Certezaa: o Rei esta Voltando “

      1. Mas o viaduto morreram 2 pessoas isso ,não é uma tragédia de abalar o mundo ,desculpem os familiares mas só acho

  5. Ribamar Caldas

    irmãos não vamos duvidar do sonho da menina,pois Deus usa as pessoas desconhecidas p/ motrar pro mundo que ele é Deus! e foi revelado.devemos orar e pedir muita proteção….

  6. Será que o 7 x 1 que o brasil levou contra a alemanha pode ser considerado um a tragédia pois chocou o brasil e virou materia em todo mundo porque ninguém acreditou nesse placar de certa forma chocou mas então tu perdeu aposta eim

Não é possível comentar.