Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Informação de que FIFA pode tirar Copa do Mundo de 2018 da Rússia é falsa

Informação de que FIFA pode tirar Copa do Mundo de 2018 da Rússia é falsa

Boato diz que Copa da Rússia pode ser cancelada
Boato diz que Copa da Rússia pode ser cancelada

Boato – Por causa de conflitos com a Ucrânia, Copa do Mundo de 2018 pode ser realizada na Alemanha em vez da Rússia ser país-sede.

Um ano antes da realização da Copa do Mundo no Brasil começaram a correr boatos sobre uma possível mudança de sede. As manifestações em junho de 2013 questionavam o maior evento de futebol do mundo e em pouco tempo se adotou o lema “Não vai ter Copa”. No fim das contas, a Copa aconteceu, foi um sucesso, e ainda vimos a maior goleada que a Seleção Brasileira já sofreu em 100 anos de história.

Mas, diferentemente do Brasil, a Copa de 2018 na Rússia já começa a ser questionada com quatro anos de antecedência. Países como a Alemanha sugerem a mudança de sede devido aos conflitos armados com a Ucrânia. Dessa forma, a Alemanha, como atual campeã mundial, ganharia a prioridade para realização da Copa do Mundo.

Uma notícia divulgada pelo jornal O Dia, além de outros sites, traz a fala de políticos alemães que defendem que o país estaria preparado para receber o evento. A possibilidade de mudança surgiu de uma sugestão do deputado alemão Michael Fuchs, que afirmou que a Rússia não seria capaz de garantir a segurança da área de realização do evento. Confira o texto abaixo:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Alemanha – A Fifa já divulgou a sede das duas próximas edições da Copa do Mundo, 2018 e 2022, que serão disputadas na Rússia e no Catar, respectivamente. O Mundial no Oriente Médio é tido como uma das escolhas mais polêmicas da entidade. Mas os confrontos armados entre russos e ucranianos podem se tornar o foco dos problemas do principal torneio de seleções.

Em entrevista ao jornal alemão ‘Bild’, o presidente da Federação Alemã de Futebol, Wolfgang Niersbach, disse que acha inadequado que o Mundial seja disputado em uma país que vive um grave conflito como a Rússia.

“Naturalmente a Alemanha seria, como campeã mundial, a alternativa adequada para celebrar a Copa do Mundo. O melhor seria realizá-la em parceria com Polônia e Ucrânia, que também possuem estádios modernos”, disse Karl-Georg Wellman.

Já a Copa do Mundo no Catar é alvo de diversas críticas. O clima quente, as denúncias de ‘Escravidão Moderna’ e suspeitas de compra de votos na eleições para a escolha da sede do Mundial-2022, são só alguns dos entraves envolvendo o país do Oriente Médio.

Apesar de as notícias sobre a não-realização da Copa do Mundo virem de fontes da grande mídia, ao que tudo indica o evento deverá ser realizado na Rússia mesmo. A própria FIFA negou que a Copa possa ser transferida para outro país, como podemos conferir nessa matéria do Estadão. O argumento utilizado pela entidade foi que “A Fifa está convencida que, através do futebol, particularmente da Copa do Mundo, podemos conseguir mudanças positivas no mundo”.

O presidente da Federação Inglesa de Futebol, Greg Dyke, também se pronunciou sobre o assunto dizendo que é “prematuro” falar sobre a mudança de sede da Copa de 2018. Ele está certo em relação a isso, visto que ainda faltam quatro anos para a realização do torneio e até lá, são grandes as chances dos conflitos com a Ucrânia estarem resolvidos.

Na história das Copas do Mundo, a única vez em que o torneio foi cancelado aconteceu na edição de 1986. Na ocasião, a Copa era para ser realizada na Colômbia. Mas o país desistiu de ser sede e o Mundial passou a ser realizado no México. Vale lembrar que o país que desistiu da realização do evento e não a FIFA vetou.

Então, por enquanto, os russos podem ficar tranquilos que a Copa do Mundo de 2018 deve, realmente, ser realizada em seu país. Claro que vale ficar alerta em relação a futuros acontecimentos. Mas vamos ser sinceros: até 2018, muita água vai rolar.