Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Messi autista é boato: argentino não tem Síndrome de Asperger

Messi autista é boato: argentino não tem Síndrome de Asperger

Boato – Lionel Messi, escolhido por quatro vezes como o melhor do mundo, foi diagnosticado com Síndrome de Asperger aos 8 anos.

No final da Copa do Mundo de 2014, a Argentina chegou ao vice campeonato. Mas Lionel Messi (mesmo sob divergências de algumas pessoas) acabou sendo escolhido como o melhor jogador do Mundial. Essa seria, de acordo com textos que circulam em portais de notícias, blogs e redes sociais, mais uma vitória do craque.

A primeira dessas conquistas seria em âmbito social e pessoal. De acordo com um texto que circula na web, Messi foi diagnosticado como autista aos 8 anos de idade e, com muita habilidade, a “superou” e se tornou o melhor jogador do mundo nos anos de 2009, 2010, 2011 e 2012. Leia uma das versões do texto:

Já reparou como Lionel Messi, ídolo do futebol europeu, é na dele, acanhado, e raramente concede entrevistas? Segundo informações, Messi foi diagnosticado Autista aos 8 anos de idade. Talvez um diagnóstico precipitado. Porém, Lionel ajuda instituições que cuidam de crianças com Síndrome do X Frágil – uma doença genética que atrasa o desenvolvimento e muitas vezes é confundida com o autismo. Coincidência?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Lembra-se de Rain Man (o filme)? O personagem de Dustin Hoffman conseguia se concentrar tão absurdamente no embaralhar das cartas que era capaz de contá-las mentalmente – o que foi usado pelo personagem de Tom Cruise para tomar vantagem em jogos de 21.

Faça a analogia e pense na concentração de Messi no jogo. A bola é seu baralho. E não há ninguém que seja capaz de tirar sua concentração. Nem com pancada! Por isso ele não cai quando é tocado. Como crianças especiais brincando com aquele joguinho de encaixar peças, seu objetivo é colocar a bola no fundo das redes – e nada os interrompe! Apesar das possíveis dificuldades, Messi deu a volta por cima e se consagrou um excelente jogador. Exemplo a ser seguido!

Não foi apenas essa postagem, encontrada no Facebook que fala da condição do jogador. A história surgiu após o escritor Roberto Amado (sobrinho de Jorge Amado) publicar um texto falando como o jogador conseguiu “superar” o autismo. Mas e aí? É verdade? Não.

Na realidade, a informação de que Messi seria portador da Síndrome de Asperger foi desmentida pela própria família do jogador ainda na época do lançamento deste texto (que, por sinal, não tem comprovação nenhuma). O pai do jogador disse, ainda, que processaria Romário por declaração a respeito do assunto.

O médico pessoal do jogador também disse que a história é falsa. Ele ainda frisou, em entrevista ao UOL, que qualquer discussão a respeito do assunto é besteira. Ou seja, a história foi refutada. Mas aí, já tinha se espalhado pela internet.

Um filme sobre o jogador foi lançado no dia final da Copa do Mundo. Ele também não cita nada sobre a condição. Com isso, podemos cravar, com certeza, que a história é falsa.

PS: esse artigo foi uma sugestão da leitora Alcione Halfeld. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.  

PS: Após alerta do leitor Robson Fernando de Souza, corrigimos a alusão ao autismo. Não se trata de uma doença e sim uma condição. Agradecemos a colaboração do leitor e estamos dispostos a cada vez mais aprender. 

Um recadinho extra: o editor deste blog está apresentando o programa Tempo Extra pela TV Brasil Internacional e Portal EBC. O programa é um resumo sobre o que acontece em cada etapa da Copa. Confiram:

Programa #5: final

Programa #4: semifinais

Programa #3: quartas de final

Programa #2: oitavas de final

Programa #1: primeira fase