Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Facebook não doará 0,5 por compartilhamento para tratamento de Yasmin

Facebook não doará 0,5 por compartilhamento para tratamento de Yasmin

Facebook não vai dar dinheiro para o tratamento desta criança
Facebook não vai dar dinheiro para o tratamento desta criança

Boato – A pequena Yasmin tem uma grave doença de pele e, para ajudá-la, o Facebook vai doar cinco centavos para cada compartilhamento de fotos.

Este tipo de boato já foi tratado em outra postagem do Boatos.org. Trata-se do hoax que aponta que o Facebook (a empresa criada por Mark Zuckerberg que administra rede social de mesmo nome) resolveu doar dinheiro para tratar que crianças doentes. O valor doado iria depender do número de compartilhamentos que a foto teria.

Porém, a grande repercussão da história de Yasmin faz com que ela mereça atenção especial. A imagem mostra a foto de uma criança com o rosto manchado por uma doença de pele e um respirador atrelado no pescoço. O texto fala que o nome da criança é Yasmin e diz o seguinte:

O Facebook dará 0,5 para cada compartilhamento para o tratamento de Yasmin. Compartilhe.

Um pouco de reflexão mostra que não há lógica no fato de o Facebook dar dinheiro para compartilhar fotos de crianças doentes. Seria como cobrar por mostrar um show de horrores. Em termos de marketing, seria como dar um tiro no pé.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Para completar, Yasmin não existe. Ou melhor, a Yasmin na verdade é um menino chamdo Tripp Roth. A história do americano é contada nesta reportagem do IB Times. Tripp é um garoto que nasceu em Ponchatoula, no estado de Louisiana.

Ele lutou por 1 ano e oito meses contra uma rara doença de pele chamada (em inglês) Junctional Epidermolysis Bullosa or JEB. Enquanto fazia o tratamento, a foto dele foi compartilhada pela família e amigos no Facebook para pedir doações. Apesar de toda luta, ele infelizmente morreu em janeiro de 2012 com 2 anos e oito meses.

Ou seja: se você compartilhar a foto de Tripp (ou Yasmin), você não está fazendo uma caridade. Está apenas ajudando a divulgar uma imagem de uma criança doente que já faleceu.