Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Aviso falso de privacidade no Facebook fala de Gráfico App #boato

Aviso falso de privacidade no Facebook fala de Gráfico App #boato

Boato – Depois da implantação de novo aplicativo, usuário do Facebook precisaria configurar conta e postar texto para manter privacidade na rede social

No início deste ano, o Facebook anunciou uma novidade na rede social: um sistema de busca chamado Graph Search, no qual o usuário que se inscrevesse teria acesso a páginas e outros usuários por meio de um sistema de busca que levaria interesses em comum dos usuários.

O anúncio foi o estopim para a chegada de outro hoax na rede. O texto, que pode ser lido aqui, nada mais é do que uma “advertência” para os amigos sobre a chegada de um aplicativo chamado “gráfico app”, que não existe.

A mensagem pede para as pessoas mudarem a configuração da conta para não receber atualizações de amigos do Facebook.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

O passo a passo é colocar o mouse sobre o nome do amigo, esperar abrir um pop-up, colocar o mouse acima de “amigos”. Por fim, clicar em “configurações” e desmarcar as opções “Eventos Cotidianos” e “Comentários e Opções Curtir”.

Na prática, a configuração só faz o usuário “bloquear” o amigo na rede social e não protege privacidade alguma.

Em relação ao Graph Search (que no texto é confundido com Gráfico App), não há riscos de o usuário aparecer na busca se não quiser uma vez que é preciso se cadastrar para utilizar o aplicativo. O Graph Search ainda não está disponível em língua portuguesa.

Em fevereiro deste ano, eu escrevi uma matéria para o Portal EBC sobre o assunto. Apesar do pico do hoax ter sido nesta época e ele ter sido “substituído” por outros boatos como o do Facebook pago, a mensagem ainda pode ser vista na rede social.

Observação: A sugestão deste artigo foi feita pela leitora Elza Augusta. Para você enviar sugerir conteúdo, entre em contato com a gente pelo site ou página no Facebook.

Leia o texto sobre aviso de privacidade no Facebook e Gráfico App na íntegra

ADVERTÊNCIA Advirto a todos os meus amigos que, dentro de alguns dias, fecharei as “portas” a todos os que não cumpram o meu pedido. O Facebook mudou as suas configurações de privacidade mais uma vez! Devido ao “gráfico app” novo, qualquer um no Facebook (incluindo em outros países) poderão ver as tuas imagens, as tuas curtidas e os teus comentários. Agradeço aos que procederem segundo eu indico e que me derem o “feedback”. Terei de excluir os que não evitarem o acesso públicos das minhas informações. Há comentários particulares, familiares e singulares a que outros não devem ter acesso! Isso pode acontecer quando os amigos clicam em “Curtir” ou “Comentar” automaticamente. Os teus amigos verão as nossas postagens também. Infelizmente, não podemos alterar essa configuração por nós mesmos, porque se configurou o Facebook desse modo. Como atender ao meu pedido? Por obséquio, põe o “mouse” sobre o meu nome acima, mas não cliques nele. Exibir-se-á uma janela. Agora, movimenta o “mouse” em “Amigos” (também sem clicar), depois para baixo, em “configurações”, clicando aí, a ponto de aparecer uma lista. Remove a opção (desclicar) de “Eventos Cotidianos” e de “Comentários e Opções Curtir”. Ao realizares tal medida, a minha atividade particular somente circulará entre os meus amigos e familiares e já não se torna pública. Agora, copia e cola isto no teu mural. Assim que o teu amigo vir a referida mensagem postada na tua página, ele fará o mesmo. Por obséquio, faze-o. Obrigado!

Não é possível comentar.