Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > China acaba de soltar milhares de pássaros (morcegos) criados em laboratório no oceano #boato

China acaba de soltar milhares de pássaros (morcegos) criados em laboratório no oceano #boato

China acaba de soltar milhares de pássaros (morcegos) criados em laboratório no oceano, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – A China acabou de soltar milhares de pássaros (ou morcegos) criados em laboratório no oceano. Uma nova pandemia está a vista.

Finalmente, o Brasil parece estar respirando (literalmente) em relação a pandemia. Apesar dos negacionistas e das notícias falsas, conseguimos um número suficiente de pessoas vacinadas para que os casos de Covid-19 diminuam no país. Mesmo com esse quadro, parece que tem gente que não aprende e um boato muito parecido com os que rolavam no início da pandemia começou a circular.

Um vídeo em baixíssima resolução mostra a soltura de milhares de pássaros. Junto ao vídeo, há a informação que o vídeo seria recente e que seria a soltura, por parte da China de milhares de pássaros criados em laboratório. Em algumas versões, é dito que os animais seriam morcegos. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: No começo dessa semana a China soltou milhares de pássaros no oceano. O quê será que vem por aí? Versão 2: a China solta milhares de pássaros criados em laboratório, la vem mais terror por ai.Por que está soltando no.mar? Qual nome do Filme? Versão 3: China solta milhares de pássaros (morcegos), criados em laboratório. Muito estranho. Será que vem merda por aí?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

China acabou de soltar milhares de pássaros (morcegos) criados em laboratório no oceano?

Não demorou muito para o temor de uma nova pandemia e as acusações (sem provas, por sinal) começarem a se espalhar na internet. Porém, não é verdade que o vídeo é recente e tampouco se tratam de “animais criados em laboratório” (muito menos morcegos).

As mensagens já carregam aquelas características de boatos online que nos deixam muito desconfiados. Elas são vagas, alarmistas, têm erros de português e não citam qualquer fonte confiável que comprove a veracidade da informação.

Junte isso ao fato que não é de hoje que vídeos sobre a China “embasam” fake news na internet. Desde o início da pandemia, já tivemos que desmentir histórias falsas sobre “chineses bloqueando pontes”, “matando pessoas que se recusaram a tomar vacina”, “que estão espalhando o vírus cuspindo em todos os lugares” e que estão vendendo “sapos vivos’.

Assim como nos outros casos, o vídeo não tem nada a ver com a situação descrita. Para chegar a solução do caso, buscamos pela origem do vídeo dos tais pássaros que estariam sendo soltos para criar uma nova pandemia.

Na realidade, o vídeo (ao contrário do que apontam mensagens) não é recente. Ele foi gravado em 2017. Também é falsa a informação de que se tratam de animais criados em laboratórios ou morcegos. O vídeo é, na realidade, de uma corrida de pombos realizada em Taiwan, o China International Pigeon Race.

A corrida de pombos é um esporte popular no país. Na competição em questão, milhares (no caso, foi 1 milhão) de pombos são soltos e o primeiro que chegar ao destino que foi treinado (como um pombo-correio) vence. Veja uma das publicações da época.

Vale citar que o esporte é alvo de crítica de defensores dos animais e que, na França, em 2018, foi utilizado em uma notícia falsa que acusava o Greenpeace de terem feito a soltura.

Resumindo: o vídeo em questão não é recente e não se tratam de animais criados em laboratório sendo soltos. Com isso, dá para cravar as acusações de que a China está “planejando” espalhar um novo vírus com isso é falsa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso