Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > É falso que Joe Biden tenha anunciado que desistiu de disputar a Presidência dos EUA

É falso que Joe Biden tenha anunciado que desistiu de disputar a Presidência dos EUA

Joe Biden desistiu de disputar presidência dos Estados Unidos, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – Joe Biden anunciou que desistiu de disputar a Presidência dos Estados Unidos.

Análise

Na última semana, o debate entre Joe Biden e Donald Trump escancarou uma crise entre o Partido Democrata. O desempenho do atual presidente dos Estados Unidos colocou, inclusive, a candidatura dele à reeleição em xeque.

Neste sentido, alguns perfis na internet começaram a repercutir uma suposta desistência de Joe Biden. A fonte da informação seria o comentarista político Bill O’Reilly (que é de caráter conservador). Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: URGENTE: BIDEN DESISTE DA CORRIDA PRESIDENCIAL, Segundo o jornalista Bill O’Reilly. Versão 2: AGORA: Biden DESISTE de ser presidente dos EUA! Janja e Lula se revoltam e admitem que o fim chegou

Checagem

Não demorou para o conteúdo (até porque tem uma fonte) circular por todo mundo (inclusive no Brasil). Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) É verdade que Bill O’Reilly disse que Joe Biden desistiu de disputar as eleições dos EUA? 2) Joe Biden desistiu de disputar as eleições dos EUA? 3) Há chances de ele deixar a disputa das presidência dos Estados Unidos?

É verdade que Bill O’Reilly disse que Joe Biden desistiu de disputar as eleições dos EUA?

Sim. Por meio de uma publicação no X, ele disse o seguinte (já traduzido em português): “Aqui está uma atualização de Biden. Foi tomada a decisão de que o presidente abandonará a campanha. Duas razões: as sondagens internas dos Democratas dizem que ele não consegue recuperar do debate e a angariação de fundos está a esgotar-se. Então, acabou para Joe. Mas a Casa Branca ainda não sabe como ou quando fazer o anúncio. Fique perto”.

Joe Biden desistiu de disputar as eleições dos EUA?

Não. Apesar de o jornalista ter feito o anúncio, a informação, de acordo com sites de checagem dos Estados Unidos, não procede. O Politifact disse que não há qualquer registro de desistência por parte deles. Além disso, disse o site classificou o site como não confiável e a campanha do atual presidente negou a desistência.

Há chances de ele deixar a disputa das presidência dos Estados Unidos?

Até o primeiro debate, não se cogitava a tal hipótese. Agora, há a cogitação. Mas, ainda, sim é algo muito remoto. Como houve prévias do partido Democrata com a vitória de Biden, ele só deixaria de ser candidato se desistisse por conta própria da disputa. No momento, não parece ser muito possível. Mas, claro, que outros desempenhos desastrosos podem mudar o quadro.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Joe Biden tenha desistido de disputar as eleições nos Estados Unidos. A fonte que deu a informação é considerada como não confiável por sites de checagem e a própria campanha dele desmentiu o fake.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).