Boato – Um grave acidente em um parque de diversões de Orlando (Estados Unidos) aconteceu e tentou ser escondido. Assista ao vídeo.
Atualização: um link do suposto acidente também espalha um vírus no Facebook. Leia mais aqui. Por pura curiosidade, alguns internautas estão sendo obrigados a compartilhar um conteúdo muito chamativo, mas totalmente falso no Facebook. Desde o dia 6 de janeiro, circula na internet um suposto vídeo de um acidente que teria acontecido em um parque de diversões de Orlando. Junto ao vídeo, aparece a seguinte mensagem:
[Chocante] Acidente em montanha russa em parque de Orlando tentou ser escondido!
Ao clicar no link, o internauta é direciona a uma página chamada Jornal Brazil. A página tem um player de vídeo onde seria mostrado o suposto acidente. Porém, ao clicar no player, aparece na tela o pedido de compartilhamento e a seguinte mensagem:
O mundo precisa saber. Então você precisa compartilhar o vídeo antes de vê-lo.
Até o dia 7 de janeiro, 21 mil pessoas já haviam compartilhado o conteúdo. Porém, todas essas pessoas caíram em uma pegadinha. Primeiramente, tentamos encontrar mais algum vídeo que usava a imagem na web. E só encontramos algumas pegadinhas em inglês. Ao buscar a imagem na web, encontramos, por exemplo, esse vídeo. Dê uma olhada no número de xingamentos (em inglês) nos comentários.
Por fim, resolvemos analisar de forma mais aprofundada o tal Jornal Brazil. Veja o que diz a página inicial do site:
Aqui no site Jornal Brazil quase nada é verdade! Todo o nosso conteúdo é criado por nossos usuários. Crie uma história que você acredita que vai dar o que falar, compartilhe com os seus amigos e veja como a Internet é poderosa para o compartilhamento de informações.
Essa explicação esclarece o mistério. Ou seja, o vídeo do acidente de montanha russa é falso.
PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor (e amigo) Davi de Castro. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.
Gostou desta matéria? Confira essas outras que também valem um clique