Boato – Senador Aécio Neves está entre os acusados na lista divulgada por Rodrigo Janot na Operação Lava Jato.
Atualizado: Aécio Neves estava na lista de investigados, mas teve o nome retirado por procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por falta de provas concretas contra ele.
A lista de políticos acusados de participar do esquema chamado de “Petrolão” tem causado expectativa por parte da imprensa, população e políticos. Tanto que listas de acusados têm circulado na internet como essa que aponta os nomes de todos os acusados.
A expectativa tem gerado conjecturas em torno de pessoas que poderiam estar envolvidas. Uma delas aponta que o ex-candidato à Presidência da República, Aécio Neves, estaria entre os envolvidos. Tudo começou com um comentário de Ricardo Boechat que apontava que “não se surpreendia” se Aécio estivesse na lista. Claro que a informação gerou um furor. Leia um dos textos que falam a respeito do assunto:
Boechat diz que Aécio é o principal nome na lista de corrupção da Lava Jato
Segundo o jornalista Ricardo Boeachat, lista com nomes que será divulgada pelo Procurador Geral da República até sexta terá nome do senador tucano, líder da oposição, Aécio Neves
Na rádio e na tv BandNews, o jornalista Ricardo Boechat fez um comentário onde disse ter ouvido boatos , de que Aécio Neves (PSDB-MG) seria o principal nome que está na lista de políticos envolvidos com corrupção decorrente da Operação Lava Jato.
É esperado para até sexta-feira, o anúncio do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, dos pedidos de inquéritos para investigar deputados, senadores e governadores.
…
Assim como pessoas simpáticas à oposição têm espalhado o envolvimento de grandes nomes como o de Dilma e de Lula na Lava-Jato, sites simpáticos ao governo têm tentado envolver Aécio na história. Porém, é preciso critério para analisar a situação.
Para começar, Boechat não disse que Aécio é o principal nome da Lava-Jato. Se formos analisar o vídeo, ele aponta que o que circula são boatos na internet. Ele inclusive cita: “Não quero endossar os boatos”. Boatos que deve ter lido nos mesmo sites que reproduziram a sua fala posteriormente.
Excetuando os sites considerados aliados ao PT e a centro-esquerda (como o Brasil 247, Revista Fórum, Portal Metrópole e Plantão Brasil), ninguém mais tratou do assunto dessa forma. Será que é porque a mídia quer esconder ou tudo não passa de um boato? Quem ainda tentou correr atrás da história foi o R7, que falou com o próprio Aécio Neves. Ao site, ele respondeu que a história não passa de uma piada.
Além disso, entre os nomes citados até o momento como prováveis acusados não figura o do senador. Jornais têm citado o nome dos presidentes da Câmara e do Senado, da senadora Gleisi Hoffmann e do ex-presidente Collor. É provável que Aécio estaria nessa lista de poderosos.
Resumindo: não podemos cravar que Aécio não está na lista da Lava Jato (até porque Boechat também não fez isso). Mas não me surpreenderia se a história não passasse de mais um boato da internet. As resposta definitivas virão em breve.