Boato – Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha, seria proprietário da Friboi, empresa do ramo alimentício. O filho do ex-presidente Lula seria sócio majoritário da JBS, grupo comanda a Friboi. Leia também: Informação de que filho de dono da Friboi, de 13 anos, namora personal de 30 é falsa. Entenda o caso.
Já foi dito no Boatos.org que Fábio Luis Lula da Silva, conhecido como Lulinha, é o campeão de hoax na internet. Periodicamente, novas histórias sobre a fortuna do filho do ex-presidente Lula aparecem na internet como a da fazenda milionária e do avião Gulfstream já foram mostrados no site. Para fechar (ou não) a trilogia de Lulinha, o boato de hoje é referente à empresa Friboi.
O hoax ganhou muita força em 2013 com o crescimento da Friboi e a chegada da propaganda com o ator Tony Ramos na TV. Ao contrário do boato da Fazenda Fortaleza, por exemplo, não há um texto na web que explique detalhes da transação que fez de Lulinha o dono da Friboi.
Neste caso, o hoax tem sido espalhado em formato de imagens com mensagens pedindo o boicote ao produto por pertencer a Lulinha ou com citações em meio a outros textos que circulam na internet como sobre a má qualidade dos produtos da Friboi ou sobre uma ação na justiça movida (e perdida) por Lulinha contra a revista Veja, que realmente é verdadeira.
Assim como as histórias sobre a Fazenda Fortaleza e o avião Gulfstream GIII, o caso da Friboi e Lulinha é falso. Com medo da ameaça de boicote que tem circulado na internet, a própria JBS se manifestou a respeito.
Pela página do Facebook, a empresa postou um esclarecimento explicando que a Friboi é uma marca da empresa JBS, que é de capital aberto (com ações na bolsa de valores). De acordo com a página, os acionistas majoritários da JBS são membros da família Batista, que reside em Goiás. Os Batista, que têm como patriarca têm 44% das ações da empresa.
Neste link é possível ver toda a composição de acionários da empresa. E não há nenhuma referência ao nome de Lulinha ou Lula. Com a posição da empresa, ficou comprovado que, apesar de realmente ter se tornado um empresário de sucesso após a eleição de Lula para presidente, Lulinha não é o dono da Friboi.
Há uma ressalva, que podem ajudar por que o boato de Lulinha na Friboi ganhou força: O BNDES investiu R$ 7,5 bilhões de reais na Friboi em 2010. Isso pode ser visto nesta matéria do Estadão e detalhes posteriores ao negócio na Isto É.
Leia a explicação da JBS sobre o caso Lulinha ( Retirado da página da empresa no Facebook)
Friboi é uma marca de alimentos, com maior atuação no segmento de carne bovina e é de propriedade do Grupo JBS.
A JBS é uma companhia de capital aberto, com ações negociadas em bolsa e que considera todos os seus acionistas como sócios. Atualmente são 2.943.644.088 ações disponíveis para negociação.
Uma parte significativa das ações são negociadas diariamente na bolsa pelos chamados acionistas minoritários, que compram e vendem ações da JBS todos os dias.
Os nomes dos maiores acionistas da JBS podem ser encontrados no site (http://www.jbs.com.br/ri/), lá será possível identificar que do total de ações, 44% são de propriedade de uma holding chamada FB Participações, que é formada por membros da família Batista, fundadora da JBS.