Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Boato aponta que Lula tem fortuna de 2 bilhões de acordo com a Forbes

Boato aponta que Lula tem fortuna de 2 bilhões de acordo com a Forbes

Boato – A revista Forbes (especialista em listas de pessoas) teria estimado a fortuna do ex-presidente Lula em 2 bilhões de dólares. Lula estaria entre os homens mais ricos do mundo.

Atualizado: A própria Forbes resolveu desmentir o boato em um post publicado no dia 23/08/2013. 

Entre as denúncias de enriquecimento do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva que circula na internet, a história de que a Forbes o colocou como um dos homens mais ricos do mundo é uma das mais inverossímeis. Mesmo assim, enganou muita gente na web.

O boato mostra uma capa falsa da publicação americana que é especialista em listar fortunas de pessoas. Nela, Lula está com um chapéu não muito bem encaixado no Photoshop e em um ângulo não muito favorável. Na capa, a palavra “Billionaires” está em letras garrafais.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

O artigo, que circula em blogs e redes sociais, dá conta de que a Forbes estimou a fortuna do ex-presidente em “R$ 2 bilhões de dólares” no ano de 2006. O texto, que pode ser lido aqui, indaga como uma pessoa pode se tornar um bilionário apenas sendo presidente. Também cita supostas descobertas feitas pelo Wikileaks em relação a compras de licitações.

O artigo é provocativo, abusa de letras em caixa alta e pontos de exclamação. O texto também é cheio de erros informativos, de pontuação, concordância e ortográficos, o que normalmente caracteriza os hoaxes.

A mensagem é assinada por Geraldo Almendra. Em uma rápida busca no Google, encontra-se muitos textos de Almendra (que pode ser um codinome) atacando o PT, alguns movimentos sociais e defendendo ideias militares e de direita. O texto data de 2012, mas ainda é compartilhado com alguma frequência em redes sociais.

Alguns fatos atestam que o conteúdo do texto é falso. Uma busca no site da publicação não mostra nenhum resultado para a sugerida capa. Quando era presidente, Lula chegou a ficar na 33ª posição entre as pessoas mais poderosas do mundo. Mas nunca figurou na lista de mais ricos.

O e-farsas, que também é um site especializado em desmascarar hoaxes, publicou qual é a capa em que foi feita a montagem do ex-presidente. Nota-se que há alguns caracteres atrás da imagem de Lula que eram da capa original.

Em relação a valores, uma reportagem da Folha de S.Paulo aponta que na eleição de 2006, Lula teria cerca de R$ 850 mil de patrimônio. Com as palestras que faz, hoje o ex-presidente realmente deve ter uma fortuna maior do que essa. Mas, com certeza, ainda não é um bilionário.

Leia na íntegra o texto que fala que Lula é bilionário segundo a Forbes

https://www.boatos.org/politica/lista-fake-news-eleicoes-2018.html