Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo falso: jogador Boateng, da Alemanha, se nega a cumprimentar Dilma

Vídeo falso: jogador Boateng, da Alemanha, se nega a cumprimentar Dilma

Boato diz que jogador Boateng, da Alemanha, não cumprimentou Dilma
Boato diz que jogador Boateng, da Alemanha, não cumprimentou Dilma

Boato – Durante premiação no título da Copa do Mundo, o jogador Jérôme Boateng, da Alemanha, se negou a cumprimentar a presidente Dilma. Mais tarde ele fez declaração forte contra ela.

No período pós-Copa do Mundo e pré-eleitoral, boatos envolvendo jogadores de futebol e candidatos ainda se proliferam na internet. Mais uma vez, a história envolve alguém da seleção da Alemanha (como no caso do hotel “doado” para construção de uma escola) e a presidente Dilma (como em outros boatos como o de que ela foi hostilizada na Europa).

Um vídeo mostrando que o jogador Jérôme Boateng, zagueiro da seleção alemã, se negando a cumprimentar a presidente do Brasil viralizou na web uma semana após o fim da Copa. Mais tarde, uma mensagem começou a circular na web. Confira:

Não cumprimentei a presidente de vocês porque não compactuo com comunistas nem com terroristas. Cresci na Alemanha Oriental, vi as atrocidades que os bandidos comunistas podem cometer. Também sou contra cotas raciais, e essa presidente está estimulando o racismo no Brasil ao dizer que não somos capazes. Que Deus tenha piedade do povo brasileira.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Boatengue, Campeão do Mundo

Confira o vídeo:

Poxa. Seria essa mais uma humilhação que Dilma teria sofrido? Não, a resposta é não. Primeiro vamos falar do vídeo. Ele não passa de uma montagem na internet. Confira o vídeo original e o editado, comparado em publicação do site Muda Mais.

Esse outro vídeo mostra o original do cumprimento entre Boateng e Dilma.

Estão fechamos nessa, o vídeo é falso. Mas e a declaração? Como você pode imaginar, a publicação viajou legal. Só para começar, Boateng (que é irmão de um jogador da seleção de Gana) nasceu em 1988. Ou seja, um ano antes da queda do Muro de Berlim. Será que em um ano de vida ele conseguiu ver tantas atrocidades? E, mesmo que tivesse o poder de registrar memórias com um ano de idade, ele nasceu na parte ocidental da cidade. Essa matéria do Lance mostra isso.

E as cotas? Não querendo desmerecer o conhecimento dele, mas seria possível ele ter um conhecimento tão grande da política de cotas raciais em universidades públicas brasileiras? Pode ser que sim, mas acho que não. Por fim, o texto mostra toda a sua inconsistência ao chamar Boateng de que “Boatengue”.

Como já falamos algumas vezes, se o cara não consegue nem acertar o nome da pessoa que deu a declaração, como que a gente vai ter certeza que é verdadeira. Sendo assim, pode espalhar que a história é falsa. Apesar da cara de chateada de Dilma na premiação da final da Copa, ela não tomou fora de ninguém.

PS: esse artigo foi uma sugestão da leitora Ceres Tavares e contou com a colaboração dos internautas do Fórum do Boatos.org no Facebook.. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.