Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Tanque blindado de Israel mostrado em vídeo não foi comprado por Israel

Tanque blindado de Israel mostrado em vídeo não foi comprado por Israel

Tarcísio de Freitas comprou tanques blindados de Israel para combater PCC, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook))

Boato – O governador Tarcísio de Freitas comprou um tanque blindado de Israel para combater o PCC.

Análise

Tem circulado na internet um vídeo de um blindado da Polícia Militar de São Paulo chamado “Guardião” em uma feira de exposição. O veículo, que é de Israel, foi mostrado por dentro e impressionou.

Junto ao vídeo, há mensagens que apontam que o blindado teria sido comprado pelo governador Tarcísio de Freitas para “combater o PCC”. Leia uma das mensagens que circula online e assista ao vídeo:

Tarcísio comprou 6 destes tanques de guerra fabricado em Israel. O molusco parasita deve estar apavorado! Tarcísio terror do Dino. Para combater PCC de Lula, Gov.SP Tarcísio de Freitas(PL) comprou 6 blindados para a PM de São Paulo. 

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

O vídeo impressionou, mas está cheio de informações erradas e falsas. Por isso, vamos realizar a checagem do conteúdo realizando as seguintes questões: 1) É verdade que o Tarcísio comprou o tanque blindado de Israel para combater o PCC? 2) Qual é o contexto por trás do vídeo do tanque blindado de Israel? 3) Quais são os outros erros da mensagem que cita Tarcísio de Freitas e o PCC?

É verdade que o Tarcísio comprou o tanque blindado de Israel para combater o PCC?

Não. De fato, o equipamento chamado “Guardião” é utilizado pela Polícia Militar de São Paulo. Porém, a própria assessoria do governo negou à Reuters que tenha feito qualquer compra de “tanques de Israel”.

Na realidade, a compra foi feita em julho de 2015. O próprio governo de São Paulo (que estava na gestão do atual vice-presidente Geraldo Alckmin) fez um vídeo anunciando a compra de seis blindados, no custo de R$ 6 milhões. Veja o vídeo:

Qual é o contexto por trás do vídeo do tanque blindado de Israel?

O vídeo em questão foi gravado em uma feira chamada Exposec, que é realizada todos os anos em São Paulo. O vídeo em questão foi gravado em 2023 (tanto que a fake news em questão circula desde o ano passado). No vídeo, não é dito que Tarcísio fez a aquisição.

Quais são os outros erros da mensagem que cita Tarcísio de Freitas e o PCC?

A mensagem, para completar, erra ao dizer que o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas é do PL (partido do presidente Bolsonaro). Na realidade, ele é do Republicanos. Outra informação falsa é a que aponta que o PCC “é de Lula” (algo que já desmentimos em outras oportunidades como esta). 

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o vídeo mostre “tanque blindado de Israel” que foi comprado pelo governador Tarcísio de Freitas. A compra foi feita no governo de Geraldo Alckmin. Além disso, há outras informações falsas na mensagem.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).