Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo de professor falando o que fazer em assalto é sátira e não foi feito por “petista”

Vídeo de professor falando o que fazer em assalto é sátira e não foi feito por “petista”

Professor petista Enzo Kervara diz como se comportar se você for assaltado, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – Um professor petista chamado Enzo Kervara disse que devemos dialogar com os bandidos e entendermos o “lado dele” na hora em que formos assaltados.

Análise

Fake news relacionadas a comportamento são um prato cheio para instigar a polarização. Mais uma prova disso está em um vídeo que mostraria uma “dica de um professor” que teria o nome de Enzo Kervara (sim).

No vídeo, o professor, designado como “petista”, teria dado dicas de como “proceder” quando ocorre um assalto. Ele teria dito que as pessoas teriam que entender o lado do “ladrão” e o ajudar. Leia a mensagem que acompanha o vídeo e também a transcrição do arquivo:

Versão 1: “Pegou o raciocínio” do esquerdista, em que mundo vivem esses seres abomináveis ? Versão 2:Concordam com o dr. Enzo Kervara?

Transcrição: Se um dia você foi assaltado a primeira coisa que eu falo pra você é fique calmo, fique tranquilo. Gente, tenha um preconceito danado por pessoas que estão assaltando ela. Isso é errado. Você não conhece a pessoa que está do outro lado, você não sabe porque que aconteceu na vida dela. Para ser daquela maneira com você. Então quando alguém vier assaltar você você pergunte a ela, cidadão o que que está acontecendo? Por que você está fazendo isso comigo?

Eu estou aqui para lhe ajudar. Eu sou o seu amigo. Está pegando raciocínio? Está pegando raciocínio? Com isso vai sensibilizar o coração daquela pessoa, daquele cidadão que está do outro lado. As vezes ele está ali para lhe assaltar para comprar uma cervejinha, um um um cigarro ou até mesmo um um tabletezinho de maconha. Porque é a necessidade de cada um. Você tem entender é isso. Então quando ele vier assaltar você, você pare, pergunte direitinho as coisas para ele, se ele está precisando de alguma coisa na casa dele, né? Como é que está a família dele? Quem sabe depois de tudo isso vocês se tornem até amigos. Está pegando um raciocínio? Pegou o raciocínio

Checagem

O vídeo circulou com força na internet. Porém, a história é falsa. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que um professor petista chamado Enzo Kervara deu conselhos sobre como se comportar em um assalto? 2) De onde surgiu o vídeo do professor Enzo Kervara? 3) Como devemos nos comportar durante um assalto?

É verdade que um professor petista chamado Enzo Kervara deu conselhos sobre como se comportar em um assalto?

Não. Se você não percebeu, o nome do suposto professor é um trocadilho de cunho homofóbico. Não existe ninguém com este nome e não há qualquer relato de professor sobre assunto. Além disso, a fonte da mensagem entrega tudo.

De onde surgiu o vídeo do professor Enzo Kervara?

O vídeo é uma sátira de um influencer chamado Renan Sem Frescura. Ele tem alguns vídeos imitando personagens da esquerda e com piadas voltadas a conservadores. Ele também tem uma série de vídeos com o tal “professor Kervara”.

Como devemos nos comportar durante um assalto?

É muito complexo ter uma receita fechada em uma situação como essa (que é extrema e pode acarretar em risco de morte). Especialistas em segurança dizem que é importante evitar qualquer reação ao assalto, não negociar, manter a calma e tentar fazer com que a ação seja rápida. 

Vale apontar que mais do que pensar em como se comportar durante um assalto é tentar manter comportamentos para evitar um assalto. Evitar locais ermos, desconhecidos ou mesmo andar distraidamente ou mexendo no celular são alguns deles. 

Conclusão

Fake news ❌

O vídeo que seria de um “professor petista” falando sobre como se comportar em um assalto não é real. Trata-se de uma sátira que, por incrível que pareça, enganou algumas pessoas na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).