Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Notícia falsa: Templo de Salomão é pichado por vândalos

Notícia falsa: Templo de Salomão é pichado por vândalos

Informação de que Templo de Salomão foi pichado é falsa.
Informação de que Templo de Salomão foi pichado é falsa.

Boato – Templo de Salomão, da Igreja Universal do Reino de Deus, amanheceu pichado, às vésperas de sua inauguração

O Templo de Salomão mal foi inaugurado e já deu o que falar pelo Brasil afora. A construção de nada mais nada menos que R$ 680 milhões, que levou quatro anos para ser construída, é obra da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), na região central de São Paulo.

A inauguração da obra luxuosa foi no dia 31 de julho e houve rumores de que dois dias antes da abertura dos portões (que a propósito têm detalhes em ouro) teria sido alvo de uma pichação, que dizia “Atos 17:24”. A referência é do trecho bíblico “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens”.

A notícia sobre a pichação se espalhou na internet e o texto na íntegra, diz:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

Às vésperas da inauguração, Templo de Salomão é pichado em São Paulo

Esquema de segurança não impediu que templo fosse vandalizado às vésperas da inauguração

O Templo de Salomão, da Igreja Universal do Reino de Deus, foi vandalizado a apenas 2 dias de sua inauguração. Hoje pela manhã a inscrição “Atos 17:24″ foi vista por populares e pelos primeiros operários que chegavam para finalizar os últimos detalhes antes da inauguração do templo, que acontecerá no dia 31 de julho.

Minutos depois da chegada dos primeiros operários, a pixação já havia sido removida. O atendente de uma das lojas da região publicou uma foto do templo em seu Instagram, mas a foto foi removida a pedido dos funcionários da segurança. Romildo Pereira, chefe do rapaz que publicou a foto contou: “Foi impressionante, eu estava abrindo a loja e quando me dei conta a pixação não estava mais lá, é como se nunca tivesse acontecido”. Nenhum funcionário da IURD comentou sobre o assunto.”

Será mesmo que os pichadores foram tão longe (e alto, porque o prédio é imenso) e conseguiram deixar uma marquinha no Templo? Vários sites divulgaram a informação, mas o que publicou por primeiro, no dia 29 de julho, foi o Jornal VDD, já conhecido por postar notícias fakes de cunho humorístico.

Aqui no Boatos.org, já desmentimos algumas notícias publicadas pelo Jornal VDD. Só para citar algumas, a da morte por overdose de maconha no Colorado (EUA), a dos homens que jogaram cartas na agência bancária e que a Malrboro ia lançar cigarro de maconha.

Pela fonte de informação, já imaginamos que a notícia é falsa e, além disso, a notícia foi desmentida pela Assessoria de Imprensa da IURD, segundo o veículo O Tempo , que também havia divulgado anteriormente a informação de que o Templo havia sido pichado, inclusive retificou no site, dizendo “A reportagem de O TEMPO publicou na manhã desta quarta-feira (30) a informação sobre a pichação, como se fosse verdadeira, mas a matéria foi corrigida assim que a Redação constatou o equívoco.”

O assessor de imprensa da Igreja, Renato Parente , afirmou que não houve nenhum tipo de pichação e que a foto era uma montagem de internet. No Facebook do Jornal VDD um usuário comentou na publicação da notícia: “noticia falsa. Passo todos os dias em frente a este templo e não tinha nada, além de ser uma montagem muito mal feita. Essa area “pichada” é imensa, impossível ser feita no spray como na foto (…)”

No texto falso, dizia que a imagem teria sido feita por um atendente de loja da região e postada no Instagram, porém foi uma montagem mesmo, feita no computador. Mas além de boatos, o Templo já foi alvo de diversas críticas, como sobre fiéis que forem a pé não terão acesso ao local, como diz  a matéria da Exame .

Conclusão, a foto é falsa e a notícia, óbvio, também, foi apenas uma brincadeira que acabou enganando algumas pessoas e veículos noticiosos. Ninguém pichou o Templo de Salomão, o prédio é vigiado 24h por dia, com extrema segurança, seria praticamente impossível algum pichador conseguir tal ousadia. O Templo segue tranquilamente com a capacidade para 10 mil pessoas e seus detalhes em ouro.