Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Cebola é um imã de bactérias e previne gripe #boato

Cebola é um imã de bactérias e previne gripe #boato

Boato – Com base em uma história de 1919, médicos descobriram que a cebola é um imã de bactérias. Para se evitar gripe, só é preciso colocar uma cebola cortada no quarto durante a noite.

Mais uma dica de saúde que circula em redes sociais. O texto no qual vamos falar hoje não é novo na internet. Ele circula desde 2009, época da pandemia da Gripe A, e fala de um período muito mais antigo: 1919. O artigo, que pode ser lido aqui, aponta para uma potencial solução contra a gripe: cebolas cortadas.

A mensagem, que voltou a circular com força nas redes sociais em agosto de 2013, relembra o período após a Primeira Guerra Mundial, no qual a pandemia da gripe espanhola matou milhões de pessoas no mundo. De acordo com o texto, um doutor visitou uma região rural (não se sabe de que país) em que muitas pessoas haviam morrido e descobriu uma família em ótimo estado de saúde.

Confira o desmentido em vídeo

Ao perguntar para a família sobre o que faziam para se proteger, a mulher do fazendeiro disse que colocava uma cebola cortada com casca em pratos nos quartos da casa. O médico, então resolveu analisar as cebolas e descobriu que se tratava de um “imã de bactérias da gripe”. Segundo a mensagem, um pneumologista confirmou a eficácia da cebola posteriormente.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Depois da história, o texto dá o “conselho valioso”: colocar cebolas cortadas em pratos dentro do quarto para se evitar gripes. O texto ainda lembra que cães podem se intoxicar comendo cebolas (o que realmente é verdade, de acordo com esta matéria do portal Terra) e que não se deve consumir cebolas após eles serem cortadas e colocadas no quarto (o que é meio lógico).

Vamos aos fatos: o texto não cita muitos detalhes fiáveis. Não diz onde aconteceu esta história, quem era o médico e quem era o pneumologista que comprovou a tese da cebola como imã de bactérias. Em uma época que o mundo estava sendo assolado por uma pandemia, com certeza essas pessoas ficariam famosas como, por exemplo, Oswaldo Cruz, que difundiu a vacina contra febre amarela no Brasil.

A mensagem também tem alguns erros de português e, principalmente, de concordância. Pior do que isso, o texto fala sobre “bactéria da gripe”. Na realidade, a gripe é uma doença causada por um agente viral, como pode ser visto no site do médico Dráuzio Varella. Isso mostra que o texto não foi escrito por um especialista.

Ao buscar alguma referência sobre a eficácia da cebola contra a gripe, não se encontra nenhum resultado. Uma matéria da Veja cita, inclusive, que comer cebola para prevenir gripe é mito.

Com esses indícios, podemos afirmar que colocar cebola no quarto não vai garantir que você não pegue gripe. O máximo que vai acontecer é você ter que dormir com o cheiro nada agradável do legumes.