Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Hoax – Menina de 21 anos derrete lente de contato em churrasco e fica cega

Hoax – Menina de 21 anos derrete lente de contato em churrasco e fica cega

Boato – Uma garota de 21 anos ficou cega após a lente de contato derreter enquanto ela cozinhava um churrasco

Essa vai para a série “dicas de saúde”. Um texto que tem circulado em blogs e redes sociais conta a história de uma menina que ficou cega após a sua lente de contato derreter enquanto ela cozinhava.

O texto, que pode ser lido aqui, alerta para os perigos de se usar lentes de contato em ambientes muito quentes por causa do risco de derretimento. Além disso, a mensagem tem fotos fortíssimas.

Alguns elementos no texto já demonstram que se trata de um hoax (boato de internet). Só para falar alguns: a mensagem é alarmista, há o pedido de compartilhamento, a história não cita fontes (não diz quem é a menina e nem que seria o médico) e tem uma imagem forte.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A imagem mostra um print com o logo do Local 10, telejornal da rede ABC na região da Flórida (EUA). Olhando no site do Local, realmente há uma história com problemas em lentes de contato. Mas ela nada tem a ver com fogo.

A reportagem, que pode ser lida no Local 10, conta a história de Ashley Hyde. A colegial da cidade de Pembroke Pines (Flórida) teve uma infecção nas lentes de contato causada por um parasita chamado Acanthamoeba. De acordo com as reportagens, Hyde não ficou cega, mas teve que passar por “alguns meses de tratamento”.

Ok. A história é falsa. Mas cozinhar com lentes de contato pode cegar¿ Provavelmente não. A maioria das lentes são feitas de material acrílico. A temperatura para derreter varia de 80º a 130º. Ou seja, se você estiver exposto a esta temperatura, vai ter muito mais com o que se preocupar.