Boato – Após o WhatsApp ter sido vendido para o Facebook, serviço será cancelado e mudará para o WhatsBook.
Após a compra do aplicativo WhatsApp pelo Facebook no dia 19 de fevereiro de 2014, diversos boatos sobre o WhatsApp começaram a aparecer na rede. Aqui no Boatos.org já falamos sobre o caso do serviço ser pago e do vírus do WhatsApp Plus. Desta vez, a informação falsa que circula é outra.
Como todos os boatos sobre o aplicativo, a história começou a circular por meio do próprio WhatsApp. Uma mensagem afirmava que após a compra pelo Facebook, o serviço seria cancelado. O novo nome do WhatsApp seria WhatsBook (mistura de WhatsApp e Facebook). Para se inscrever no serviço novo, a pessoa teria que enviar a mensagem para 20 pessoas.
Assista ao nosso desmentido sobre o WhatsApp pago em vídeo
ATENÇÃO. Olá , o Whatsapp sera cancelado a partir do dia 24/02/2014 pois foi vendido para o FACEBOOK . Para que seu WhatsApp não seja cancelado, envie esta mensagem para 20 ou mais contatos, após a confirmação do envio o ícone ficará azul e você poderá usar o What’sBook normalmente. Obrigado! Equipe What’sBook.
Só pelos erros de português da mensagem e pelo pedido de envio para 20 ou mais contatos, já dá para ter uma ideia de que a mensagem é falsa. Para além disso, o serviço estava para ser cancelado no dia 24 de fevereiro. Já estamos em março de 2014 e nada do serviço ser cancelado.
A história já circulou em outros sites que desmentiram a notícia. A Folha de S. Paulo falou sobre o assunto. No texto, o site do jornal aponta que não há riscos de disseminação de malware pelas mensagens. Só de desinformação mesmo.
Concluindo: a compra do WhatsApp pelo Facebook não vai fazer nenhum efeito no serviço. Pelo menos por enquanto.
PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor (e amigo) Marcos Urupá. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.