Boato – Deputada federal Maria do Rosário (PT/RS) criticou, em postagem no Facebook, policial Militar (PM) que matou três assaltantes em São Paulo.
É fato que os boatos sobre o PT e partidos aliados a Dilma Rousseff na internet diminuíram após a saída dela da Presidência da República. Mesmo assim, volta e meia circula alguma informação falsa sobre algum político da sigla. É o caso da postagem de hoje.
Tem circulado, pelo Facebook e WhatsApp, uma imagem que seria de uma postagem da deputada federal Maria do Rosário (PT/RS) no Facebook. Nela, a deputada teria feito críticas ao Policial Militar que reagiu a um assalto e matou três assaltantes em São Paulo. Leia o que diz o texto:
Notícia do G1: PM que dirigia Uber em SP mata 3 que tentaram assalta-lo; veja vídeo. Policial reagiu a tentativa de assalto em Cidade Líder, na Zona Leste. Um dos assaltantes tinha 15 anos, diz Secretaria de Segurança Pública.
Suposta postagem: Era bom que a sociedade parasse para pensar: Hoje temos 3 famílias chorando em razão da ação deste PM opressor. Caso ele não tivesse reagido apenas uma família choraria, assim, o prejuízo teria sido menos para a sociedade.
Maria do Rosário criticou PM que matou três assaltantes em SP?
É claro que a história viralizou no Facebook e WhatsApp, principalmente entre grupos que defendem “direitos humanos para humanos direitos”. Mas será mesmo que a deputada Maria do Rosário deu tal declaração a respeito do ocorrido em São Paulo? A resposta é não. Vamos aos fatos.
Não é a primeira vez que boatos envolvendo a deputada e segurança pública circulam na internet. Aqui no Boatos.org já desmentimos histórias que apontavam que ela queria proibir o uso de defesa pessoal no Brasil, que criou decreto após ladrão morrer em janela, que queria transformar reagir assalto em crime hediondo e outros. Ou seja, não é de hoje que aparecem boatos sobre ela. Só isso já nos causa desconfiança.
A desconfiança com o conteúdo vira certeza de que é boato quando olhamos três coisas. A primeira delas é que a página do Facebook dela não tem nenhuma postagem na data e horário descritos. No dia 04/11, ela fez uma postagem às 11h46 e não 10h46. Mas aí você pode me falar, “ele deve ter apagado a mensagem”.
Ok. Ela pode até ter apagado (não achamos isso nem analisando o cache da página), mas além disso também deve ter poderes de premonição. Como dito antes, a postagem teria sido no dia 04/11 às 10h46. Porém, o caso citado, em que o policial (que não teve o nome divulgado) matou três adolescentes, aconteceu no dia 05/11, às 14h29. Seria esse um caso inédito de crítica antes do fato acontecer?
O terceiro ponto está no próprio Facebook da deputada. Por meio da sua página na rede social, ela escreveu o seguinte:
MAIS UMA MENTIRA: A dignidade e a justiça de nosso trabalho seguidamente são atacadas por notícias falsas que rolam pela internet.
Falsificar tweets e postagens se tornou fácil com programas de computador. Tentam atacar nosso mandato com cards falsos, como este, que caluniosamente afirmam que a deputada Maria do Rosário declarou posicionamentos aos quais ela nunca proferiu. Aliás, é tão grosseira a montagem que imputa a declaração dois dias antes do fato acontecer. O caso ocorreu em 6 de novembro e o pronunciamento teria ocorrido no dia 4.
Ao contrário do que as calúnias falam, defendemos uma segurança pública com cidadania e defendemos os policiais das mais diferentes áreas. Entre os projetos de lei apresentados pela deputada na Câmara, está o projeto 7478 de 2014, que aumenta a pena nos crimes de homicídio e lesão corporal quando praticados contra agentes públicos, em especial, policiais civis e militares. Este projeto já se tornou a Lei de número 13.142, de 6 de julho de 2015. Não compartilhe calúnias na rede! Isso é crime!
Resumindo: a história que aponta que a deputada Maria do Rosário criticou policial Militar que matou três assaltantes é falsa. Ela não publicou nada a respeito do assunto, só o desmentido. É só mais um boato que circula online.
Esse artigo foi uma sugestão da leitora Sônia Soares e mais seis que não se identificaram. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.