Atualização 2: 14h15 do dia 29/11/2016
Merecidamente, a Chapecoense foi declarada campeã, pelo Atlético Nacional, da Copa Sul-Americana de futebol. Informação foi dada no site oficial do clube. A Conmebol ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Atualização 1: 13h45 do dia 29/11/2016
Após repercussão do caso em redes sociais, tivemos a primeira notícia a respeito do assunto. Em entrevista, o jogador Gilberto Garcia (do Atlético Nacional) afirmou que há um desejo que o título fique com a Chapecoense. Há também a possibilidade de que o título da Copa Sul-Americana seja dividido entre as equipes. Porém, nem o Atlético Nacional nem a Conmebol ainda se pronunciaram oficialmente em relação ao assunto. Assista entrevista
Gilberto García: “Queremos que sea campéon @ChapecoenseReal, esperamos la decisión de la CONMEBOL” pic.twitter.com/G2Jxzojyza @WinSportsTV
— Alejandro Etcheverry (@UruAlejandro) 29 de novembro de 2016
Deixamos, apenas a título de informação e para você ver como a história surgiu na internet, o texto feito sobre o assunto.
—
Boato – Depois de tragédia com a equipe da Chapecoense, Atlético Nacional declarou equipe brasileira como campeã da Copa Sul-Americana.
No dia 29 de novembro de 2016, uma notícia horrenda chocou quase todos os brasileiros. O avião que levava integrantes da delegação da equipe de futebol da Chapecoense caiu e vitimou 76 pessoas (informações da 10h49 do dia 29/11/2016) entre jogadores, comissão técnica, dirigentes e jornalistas.
Após a tragédia, informações desencontradas começam a aparecer. Uma delas mostrava o que seria uma atitude da equipe do Atlético Nacional, adversário da equipe catarinense no torneio. Leia o texto que circula online:
O Atlético Nacional encaminhou um documento à Conmebol abrindo mão de qualquer possibilidade de adiamento das finais e promulgando a Chapecoense como campeã da Copa Sul-Americana 2016.
Que atitude linda! Chega a arrepiar! A maior demonstração de solidariedade e grandeza de um clube em toda a história do futebol! Isso é ser grande, isso é ser humano! Depois dessa, Atlético Nacional ganha um novo torcedor! E tem gente que diz que é só um jogo… FONTE: GLOBO.
Atlético Nacional declarou Chapecoense como campeã da Sul-Americana?
É claro que muita gente já começou a felicitar a equipe do Atlético Nacional por ter cedido o título à Chapecoense. Mas será que isso aconteceu de verdade? A resposta é, por enquanto, não. Vamos aos fatos.
Em meio à cobertura ao vivo, as televisões têm falado muito sobre a “entrega do título”. Comentários nas páginas em redes sociais e de jornalistas apontam para a possibilidade, mas não há nada de oficial sobre o assunto.
Sobre o acidente, o Atlético Nacional declarou apenas o seguinte:
Atlético Nacional lamenta profundamente e se solidariza com a Associação Chapecoense de Futebol pelo acidente e espera informações das autoridades.
A Conmebol disse o seguinte sobre o acidente:
A Confederação de Futebol Sul-americana confirma que foi notificada por autoridades colombianas que o avião em que estava viajando a delegação da Chapecoense sofreu acidente na chegada à Colômbia. Estamos em contato com as autoridades em busca de informações oficiais.
A família CONMEBOL lamenta profundamente o que aconteceu. Todas as atividades da confederação serão suspensas até novo aviso. O presidente Alejandro Dominguez agora está indo para Medellín.
Sobre a final, a Conmebol cancelou a partida e vai fazer uma reunião para decidir o que fará com a competição. Ou seja, não sabemos se a equipe brasileira será declarada campeã da competição. Por enquanto, isso é apenas mais um boato (no sentido de não ter nada oficial) que circula na internet.
Em tempo: saber quem será campeã ou não da competição é algo que fica em segundo plano diante da tragédia que aconteceu. Nos solidarizamos com familiares das pessoas que faleceram no acidente e torcemos para que os feridos se recuperem. Caso a equipe seja, de fato, declarada campeã, vamos manter vocês atualizados.
Em tempo II: esse que vos escreve acredita, também, que seria uma atitude linda dar o título para a Chapecoense. Afinal, o que aconteceu é algo que transcende o esporte.