Boato – Autoridades descobriram que Nutella causa câncer e produto está sendo retirado das prateleiras de todos supermercados.
Já dizia o poeta que “tudo que eu gosto é ilegal, imoral ou engorda”. Essa frase poderia se encaixar com muitas coisas da vida. Mas, de acordo com notícias que surgiram na mídia, se encaixa completamente com Nutella.
Para quem não sabe, a Nutella é um creme de avelã com sabor doce e preço salgado. O produto ficou em voga na segunda semana de janeiro de 2017 após notícias que apontarem que o produto poderia causar câncer e que seria retirado dos supermercados. Leia trecho de uma dessas notícias que circulam online:
Câncer? Nutella será em breve retirada dos supermercados. Saiba por que:
Você certamente é um apaixonado pelo delicioso creme de avelã da Ferreiro, não é? Temos uma má notícia para você: ele em breve será retirado dos supermercados. A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (AESA) realizou um estudo de diversos produtos alimentícios e chegou à conclusão de que uma grande quantidade de produtos contêm contaminantes, que podem causar câncer.
O óleo de palma, em sua versão comestível, tem um alto teor de contaminantes que causam câncer – relatou a AESA. Este é o principal ingrediente para a elaboração do creme de avelã. Várias redes de supermercados na Itália decidiram retirar de duas estantes a Nutella devido essa consequência do relatório da AESA.
…
É claro que a notícia, publicada na imprensa internacional e reproduzida no Brasil, causou furor nas redes sociais. Mas será mesmo que procede a notícia que a Nutella causa câncer e que por esse motivo será retirada das prateleiras dos supermercados em breve? Não é bem assim. Vamos entender os motivos.
Relatório apontou que a Nutella causa câncer?
Primeiro, vamos falar da ameaça de câncer. Como dito acima, toda a polêmica começou após o comunicado que uma substância que contém no óleo de palma quando este está a mais de 200ºC poderia causar câncer. O óleo de palma (conhecido como o nosso azeite de dendê), está entre os ingredientes da Nutella. E aí começou a relação direta entre Nutella e câncer.
Apesar disso, o fato é que risco de câncer com o consumo do produto não é grande como algumas das manchetes apontam. De acordo com o The Verge, o processo de fabricação da Nutella é feito com o óleo de palma abaixo dos 200 ºC. Já o Mashable apontou que o caso está longe de ser confirmado. Disse que os estudos são apenas preliminares.
Resumindo a primeira parte: nenhum estudo apontou diretamente que a Nutella causa câncer. O relatório alertou para o uso do óleo de palma (que está contido em diversos produtos), mas não citou nenhum produto em especial. A empresa se defendeu apontando que realiza processos que fazer o produto não apresentar riscos.
Em tempo: infelizmente, a grande maioria dos produtos industrializados contêm substâncias que podem causar câncer. Nesses casos, vale a regra de ouro: não exagerar no consumo.
Nutella foi proibida e será banida dos supermercados em breve?
Essa é a segunda parte da história. Após a divulgação do relatório (que foi em maio do ano passado), uma grande rede de supermercados baniu todos os produtos que contêm óleo de palma, cerca de 200. E foi aí que o nome da Nutella ganhou repercussão. Italiana, a marca iniciou campanhas falando que o produto não apresenta riscos. Isso acabou chamando atenção.
Para além do supermercado italiano, que se auto intitulou “livre de óleo de palma”, nenhuma rede internacional baniu a Nutella. De acordo com essa matéria do The Independent, nenhuma outra rede manifestação ações para banir o produto. Vale apontar que nenhuma agência de regulação de produtos proibiu a marca.
Resumindo: vale ficar atento com a história. Mas por enquanto, a Nutella não foi proibida e, pelo o que tudo aponta, também não será. Mais uma vez, siga a nossa regra de ouro: causando ou não câncer, consuma este e qualquer outro produto com moderação.