Boato – Jim Yong Kim, presidente do Banco Mundial (Bird), deu uma entrevista ao programa Noite Total, da CBN, em que critica o governo de Michel Temer.
Quando Dilma estava no poder, muitos internautas criticavam a enxurrada de boatos que circulavam online sobre a ex-presidente. Até aí tudo bem. O grande problema é que muitos destes perfis começaram a compartilhar muitos boatos sobre Temer depois que ele entrou no poder.
A última história que circula online dá conta que o presidente do Banco Mundial (Bird), Jim Yong Kim, teria criticado o governo de Michel Temer. De acordo com o texto, publicado em diversos blogs simpáticos ao PT, ele teria falado que “é a primeira vez que vejo um governo destruir o que está dando certo”. Leia:
PRIMEIRA VEZ QUE VEJO UM GOVERNO DESTRUIR O QUE ESTÁ DANDO CERTO’, DIZ PRESIDENTE DO BIRD
O presidente do Banco Mundial (Bird), Jim Yong Kim, criticou o governo de Michel Temer no programa ‘Noite Total’, da rádio Globo & CBN. Ele ressaltou que nunca viu um governo desmontar políticas populares em benefício do povo.
“É a primeira vez que vejo um governo destruir o que está dando certo. Nós do Banco Mundial, o G8 e a ONU recomendamos os Programas sociais brasileiros para dezenas de países, tendo em vista os milhões de pobres brasileiros que saíram da extrema pobreza nos governos anteriores a esse”, lamentou Jim Yong Kim.
Ele fez ainda previsões sombrias para o Brasil. “Agora a fome vai aumentar consideravelmente em 2017. Cortar programas sociais que custam tão pouco ao governo, como o Bolsa Família, é uma coisa que não tem explicação”.
Presidente do Banco Mundial criticou governo Temer na CBN?
É claro que a tal entrevista teve muita circulação na internet. De acordo com o Monitor do Debate Político do Meio Digital, foram mais de 80 mil compartilhamentos de quatro sites. Os nossos cálculos apontam que o número é maior ainda. Mas será mesmo que a tal entrevista é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.
Uma pequena checagem já faria muita gente não passar vergonha. O primeiro ponto está na viabilidade da entrevista. Jim Yong Kim é sul-coreano naturalizado norte-americano. Além das duas línguas, ele fala espanhol. Agora imagine o quão chato seria um programa de rádio com uma entrevista em espanhol, norte-americano ou sul-coreano. Só assim, ela poderia acontecer porque o presidente do Banco Mundial não fala português (talvez fale oburigadou).
Viu que falamos “poderia”. Sim, porque a tal entrevista nunca aconteceu. Nem no perfil de Jim Yong Kim, nem no site da CBN e nem em lugar algum conseguimos achar o tal áudio da entrevista. Logo, podemos supor que ela saiu do nada.
Resumindo: a história que aponta que o presidente do Banco Mundial (BIRD), Jim Yong Kim, criticou o governo de Michel Temer é falsa. Não passa de mais uma balela online.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Wilson Azevedo e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.