Boato – Beber água em garrafa de plástico aquecida pode causar câncer de mama por causa do antimônio, veneno que vai para o seu seio.
No mundo da boataria nada se perde, tudo se transforma. Às vezes, passam-se meses ou até anos, até que os boatos aparecem de novo, rebuscados, modificados, e prontos para outra.
Sabe aquela história de que beber água em garrafa plástica faz mal e dá câncer? Pois é, ela ainda está dando o que falar e inspirando muitas mentes brilhantes por aí. A prova disso está na nova versão da história. Isso mesmo! De acordo com uma mensagem que circula no Facebook e WhatsApp, se você beber água em garrafa de plástico aquecida, corre o risco de desenvolver câncer de mama. Confira a mensagem:
Beber água em garrafa de plástico aquecida causa câncer de mama?
É claro que a informação causou alvoroço em muita gente. Porém, vamos com calma porque a informação é falsa. Vamos aos fatos.
Pois bem, na versão da qual estamos falando hoje as mentes brilhantes misturaram o boato de que beber água em garrafa plástica faz mal e dá câncer e de que chá em copo plástico e comida em sacola plástica causam câncer com o bônus “Outubro Rosa”.
Acontece que essa história de que água em garrafa plástica dá câncer já foi desmentida pela Sociedade Americana de Câncer. Além disso, a história do microondas e a tal “Associação Americana de Médicos” já foi assunto no Snopes, site gringo que desmente boatos na web.
A mensagem também aponta para o consumo de café e chá em copos plásticos. Sobre isso, o médico especialista em câncer Shyam Aggarwal afirmou que não existe nenhuma evidência cientifica que ligue o chá em copo plástico à doença. Isso porque o tempo de contato da bebida com o plástico é muito pequeno para um impacto real à saúde.
É claro que deixar a garrafa plástica com água exposta ao calor (em excesso) pode produzir determinados organismos microbiológicos que podem ser prejudiciais à saúde. Além disso, vale lembrar que garrafas plásticas não foram feitas para reutilização eterna e higienizá-las corretamente é fundamental para evitar possíveis problemas.
Por fim, ao buscamos informações sobre as possíveis causas do câncer de mama, não encontramos nada relacionado ao uso de garrafas plásticas. O que sabemos é que os fatores de risco ainda são os mesmos: idade avançada, exposição prolongada aos hormônios femininos, histórico familiar, ser portadora dos genes BRCA1 e BRCA2 e excesso de peso.
Ou seja, a história de que beber água em garrafa de plástico aquecida causa câncer de mama é falsa. Tudo não passa de mais um desses boatos que circulam na internet.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99432548.