Boato – Mãe e filho tomaram descarga elétrica após usar o celular conectado ao carregador. Ao tentar salvar os dois, avó também morre na tragédia
Quem nunca ouviu histórias sobre problemas com o celular durante o seu carregamento ou ainda advertências sobre usar o celular enquanto ele carrega, que atire a primeira pedra. Se você possui redes sociais, com certeza alguém já compartilhou alguma dessas histórias.
E, nos últimos dias, uma história triste sobre o tema tem tomado conta da internet, principalmente entre os moradores da região nordeste. Segundo o post, avó, mãe e filho (em alguns casos, mãe, filho e neto) teriam morrido após uma descarga elétrica enquanto usavam o celular conectado ao carregador. Confira:
Família morre em descarga elétrica após usar celular conectado ao carregador?
Assista ao nosso recado sobre celulares que explodem e fotos de pessoas mortas e compartilhe:
Apesar de acidentes envolvendo o uso do celular durante o carregamento serem possíveis de acontecer e as fotos que acompanham o post chocarem e serem reais, a história da morte da família por causa do celular não passa de boato. Quer saber o por quê? Então, continua lendo até o final.
Pra começo de conversa, quando a história sobre a morte da família, devido à descarga elétrica por conta do celular, começou a pipocar nas redes, ela não veio apenas em uma versão. Isto é, a história era a mesma, mas as postagens davam conta de que o ocorrido aconteceu em distintas cidades, como São José da Coroa Grande (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Ibotirama (BA). E quando há mais versões do que fatos, a gente já sabe o que é, não é mesmo? Boato.
Além disso, todas as postagens possuem inúmeras características de boatos, já identificadas em outras histórias falsas por aqui: caráter alarmista (com frases como “nunca use o celular enquanto ele carrega, olha o que pode acontecer”), erros de português e informações vagas (não existem nomes, datas e nem coisas do tipo).
Como se não bastasse, a própria equipe do Boatos.org já desmentiu histórias envolvendo tragédias com o uso do celular durante o seu carregamento. Como, por exemplo, a história do menino que perdeu os dedos após atender o celular que estava carregando, o apartamento que pegou fogo por causa de um carregador de celular ligado e ainda a mulher que morreu queimada, ouvindo música, enquanto o celular carregava. O ponto em comum entre todas essas histórias? É que são falsas.
Por fim, conseguimos identificar de onde as fotos que ilustram a história saíram. E elas não têm nada a ver com o post que anda circulando pelas redes sociais.
De acordo com sites de notícias, a família morreu por conta de um ‘gato’ feito no quintal da casa. Uma das vítimas estendia a roupa no varal, quando encostou na ligação clandestina e gerou uma descarga elétrica, que percorreu o varal. Os policiais que atenderam o ocorrido acreditam que as outras duas vítimas tentaram socorrer a mulher que levou o choque inicial. O fato ocorreu no dia 5 de outubro de 2017, na cidade de Cajueiro, em Alagoas.
Portanto, antes de sair compartilhando qualquer história chocante entre os seus amigos, pesquise e não corra o risco de espalhar boatos por aí. A história que aponta que uma família inteira morreu por causa de choque com celular carregando é falsa.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99432548.