Boato – A minha afilhada Yasmin sumiu hoje às 14 horas no Bom Jardim! Por favor, compartilhe a foto e ajude a encontrar.
No texto nosso de cada dia, o Boatos.org procura incessantemente mostrar os perigos de compartilhar informações sem checagem, especialmente, quando há a imagem e o nome de alguém envolvido.
O tempo passa, mas a história é sempre a mesma: na intenção de fazer o bem compartilhamos a informação e, assim, o mundo da boataria continua. E esse é o caso da menina Yasmim (sim, na mensagem o nome dela está escrito errado).
A imagem de Yasmin, a menina que desapareceu hoje às 14 horas no Bom Jardim está sendo compartilhada massivamente na tentativa de encontrá-la. Leia o que diz a mensagem que circula no WhatsApp e Facebook:
Menina Yasmin está desaparecida?
A mensagem viralizou nas redes sociais e em aplicativos de mensagens. Ótima notícia, afinal, qualquer ajuda é bem-vinda, certo? Errado. Isso porque a história é falsa. Vamos aos fatos.
Antes de começar a desvenda-la, saiba que toda essa história possui elementos verdadeiros e falsos. Pois bem, de fato, a menina Yasmin estava desaparecida. Atente-se para essa palavra: ESTAVA. Isso porque, como na maioria dos casos de boatos sobre desaparecidos, ela já esteve sumida, mas não está mais.
Ao pesquisarmos sobre o caso, encontramos mais informações sobre o desaparecimento. Na verdade, Yasmin, de 11 anos, desapareceu no dia 12 de setembro de 2017. De acordo com as informações, ela teria fugido com o namorado, Natanael Santos da Silva Rodrigues, 12.
No dia 13 de setembro, Yasmin e Natanael foram encontrados pela polícia no bairro de Pedras, em Messejana. Ao que tudo indica, o paradeiro das crianças foi descoberto após uma denúncia anônima. A dupla foi encontrada na casa de uma tia do menino.
Portanto, o desaparecimento de Yasmin hoje às 14 horas é #boato, já que ela foi encontrada há dois meses. Ou seja, boato igual a história da filha do Chicão, da sobrinha desaparecida, Anna Laura e muitas outras que circulam todos os dias por aí.
Em tempo, as “correntes do bem” podem gerar muita comoção e pedidos de compartilhamentos. Mas se você não sabe de quem veio nem por que veio, não compartilhe antes de checar a informação. Fica a dica.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.