Boato – Juiz Sérgio Moro expediu mandado de prisão preventiva para o ex-presidente Lula Inácio Lula da Silva.
Enquanto, nós do Boatos.org, acompanhamos os desdobramentos da condenação do ex-presidente Lula, aguardamos a chegada das balelas sobre o mundo político. Como você deve imaginar, não tivemos que esperar tanto. Afinal, em três dias já apareceram histórias sobre a carta de Marieta Severo, da Dra. Marise Valéria e do cantor Leonardo.
A “notícia” da vez dá conta de que o mandado de prisão preventiva de Lula foi expedido pelo juiz Sérgio Moro. O mandado, supostamente assinado pelo juiz, indica que foi decretada a prisão preventiva no dia 24/01/2018 e pede ainda que a Polícia Federal “preserve a imagem do acusado ao ser preso, evitando qualquer exposição pública”. Confira na imagem:
Mandado de prisão preventiva de Lula foi expedido por Sérgio Moro?
O “furo” bombástico deixou muita gente animada. Em uma das publicações, a internauta comemora: “é Luladrão, prisão decretada, a justiça sendo feita!!!!”. Em outra, o comentário diz “agora a festa está completa, Lula na cadeia!!!!”. Mas será mesmo que a prisão preventiva de Lula foi decretada? A resposta é não. Vamos aos fatos.
Para começar, se você acompanhou o julgamento da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, sabe que mesmo condenado em segunda instância, Lula não pode ser preso agora. Isso porque, segundo o entendimento do TRF-4, o ex-presidente só poderá ser preso depois de esgotados todos os recursos disponíveis à defesa na própria corte.
Outro detalhe também chamou nossa atenção: o documento possui dois erros grotescos. O primeiro está ligado a data de nascimento de Lula, que é dia 27 de outubro de 1945 e, não 27 de fevereiro de 1945, como indica o documento. Já o segundo está na assinatura de Moro.
Além disso, ao procurarmos informações sobre o mandado de prisão nos principais meios de comunicação, não encontramos nada. Se a notícia fosse real, não seria merecedora de, pelo menos, uma manchetezinha?
Por fim, mas não menos importante, a Justiça do Paraná, por meio de nota, desmentiu o caso. No comunicado, a Seção de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná informou que “o mandado de prisão em desfavor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que circula nas redes sociais e aplicativos de mensagem instantânea, não é verdadeiro”.
Pois bem, uma vez que a própria fonte confirmou ser tudo um grande boato. Encerraremos aqui, sem mais comentários.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.