Boato – Imagem que circula na internet mostra orquídea do Panamá, conhecida como flor do Espírito Santo, que só floresce na época de Pentecostes.
Penitência, adoração e celebração. É assim que a Igreja Católica se prepara para celebrar a festa de Pentecostes. Celebrada 50 dias após a Páscoa, a festa recorda a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo.
Para os cristãos, o Pentecostes é uma das datas mais importantes do calendário litúrgico. Porém, ao que tudo indica, a data não é importante só por isso, mas também pelo florescimento de uma flor rara.
Uma imagem, que circula no Facebook e WhatsApp, mostra supostamente a orquídea do Panamá. De acordo com o texto que acompanha a imagem, a “orquídea do Panamá é chamada flor do Espírito Santo e só floresce na época de Pentecostes”. Leia o que diz a mensagem:
Foto mostra flor do Panamá (flor do Espírito Santo) que só floresce em Pentecostes?
É criação divina que chama né? Na verdade, não. Por mais incrível e divina que essa história possa parecer, saiba que ela passa longe de ser verdade. E se você ainda não conseguiu entender o porquê, a gente te ajuda.
Além das características básicas de boatos como pedido de compartilhamento e o conto das “flores raras”, comum em balelas online, a história apresenta três erros grotescos: o primeiro está ligado ao fato de que a flor da imagem não é uma orquídea do Panamá (ou flor do Espírito Santo). Na verdade, seu nome científico é Peristeria elata e sua aparência é bem diferente do que mostra a imagem.
A flor que está na imagem também é uma orquídea. Mas, ao contrário do que se imagina, se chama Pecteilis radiata, conhecida como orquídea garça branca, e não é típica do Panamá. A espécie é comum na China, Japão, Coreia e Rússia.
Por fim, mas não menos importante, a flor do Espírito Santo não floresce só na época do Pentecostes. Apesar de ser uma espécie rara, as flores já foram colhidas em março, setembro e outubro, como mostra este site. Ou seja, ela não floresce só em Pentecostes.
Com isso, chegamos à conclusão que alguém compartilhou a imagem e um monte de gente acreditou que seria uma “criação divina”. No fim, a imagem não é da flor do Espírito Santo e nem floresce só na época de Pentecostes. Logo, é #boato.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.