Boato – Apolinho diz que manobra da CBF no regulamento livrou Flamengo do rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 1995.
Dentre os quatro times “grandes do Rio de Janeiro”, o torcedor do Flamengo é o único que ainda pode se gabar da equipe nunca ter caído para a Série B do Campeonato Brasileiro. Enquanto o Vasco caiu três vezes (2008, 2013 e 2015), o Botafogo caiu duas (2002 e 2014) e o Fluminense caiu duas (1996, que “não valeu”, e 1997), o Flamengo nunca foi rebaixado. Não, pera. Tem um texto na web falando um contrário.
De acordo com as mensagens, o Flamengo enfrenta um passado obscuro: no Brasileirão de 1995 o clube foi salvo por uma manobra da CBF. A notícia, que circula no Facebook e WhatsApp, aponta que Washington Rodrigues (o Apolinho), jornalista e técnico do Flamengo em 1995, revelou a informação. Na publicação, o ex-técnico diz que “caímos para a série B, mas a CBF mudou o regulamento pra cair apenas 2 times”. Leia o que diz as mensagens que circulam online:
Confira o desmentido em vídeo:
Versão 1: Em 95 eu era técnico do Flamengo, tínhamos um elenco fantástico! Com Sávio e Romário e caímos para a série B. Mas a CBF mudou o regulamento pra cair apenas 2 times faltando duas rodadas, é uma vergonha na minha vida. Apolinho Narrador
Versão 2: FLAMENGO É LIXO SIM!! ENTENDAM: Em 1995 no ano do centenário do Flamengo, o clube terminou o brasileiro entre os 4 últimos colocados, sendo rebaixado no combinado inicial do campeonato. A máfia rubro negra teve de agir novamente, e o ex presidente da CBF Ricardo Teixeira mudou de 4 pra 2 os clubes que jogariam a 2° divisão ano de 1996, o Flamengo já estava matematicamente e foi salvo pela manobra do dirigente.
Versão 3: CAMPEONATO BRASILEIRO 1995 O Flamengo terminou entre os 4 rebaixados e só não disputou a 2º divisão por uma manobra da CBF de diminuir de 4 pra 2 os que caíram na penúltima rodada do campeonato brasileiro, no ano centenário.
Flamengo era para ter sido rebaixado no Brasileirão de 1995, mas CBF fez manobra?
É claro que a revelação fez a alegria dos rivais do clube. Mas será mesmo que uma manobra da CBF livrou o Flamengo do rebaixamento em 1995? A resposta é não. Sem mais delongas, vamos aos fatos.
Mas, antes de discutir a veracidade das informações, vamos lembrar que, de fato, em 1995, o Flamengo organizou um time que, na teoria, seria páreo para ganhar a competição. O destaque estava no “ataque dos sonhos” com Romário, Edmundo e Sávio. Porém, em campo, a história foi outra.
A torcida começou a temporada vendo Renato Gaúcho marcar o gol do título do Carioca para o Fluminense de barriga. Com a 21ª colocação e uma campanha com apenas 5 vitórias em 23 partidas, o clube teve um dos piores desempenhos da história no Brasileirão. Na época, o Flamengo chegou à metado do campeonato como um dos rebaixados. Mas graças ao seu desempenho no 2° turno, o clube se viu livre do rebaixamento no ano em que completava 100 anos de existência.
Apesar do histórico, a informação de que o Flamengo escapou do rebaixamento graças a uma manobra da CBF não procede. Ao buscar pela revelação de Apolinho em sites de notícias confiáveis, não encontramos nada sobre o assunto. Tampouco há informações sobre alguma “manobra da CBF” na mídia confiável. Manobra que, de fato, aconteceu em 1996 e 1999 com o Fluminense, como mostra essa reportagem.
O segundo motivo está nesta matéria da Folha de São Paulo sobre o regulamento do Brasileirão de 1995. Nela, há um ponto bem claro: “as duas equipes que somarem menos pontos nos dois turnos serão rebaixadas”. O número de rebaixados do Campeonato Brasileiro só passou de 2 para 4 em 1997, justamente porque o Fluminense e o Bragantino não tinham sido rebaixados no ano anterior.
Com isso, não resta mais nenhuma dúvida de que a manobra que salvou o Flamengo do rebaixamento nunca existiu, assim como a revelação de Apolinho. Ou seja, tudo não passa de #boato.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.