Boato – Durante coletiva, presidente Dilma diz que se a economia estivesse indo mal, jamais seríamos um dos maiores consumidores de cocaína do mundo
O consumo de drogas é banalizado cada vez mais banalizado no Brasil. Segundo dados divulgados pelo Conselho Internacional de Controle à Narcóticos no início de março de 2014, o consumo de cocaína no país quase dobrou nos últimos dez anos.
O estudo aponta que, ao final de 2011, mais de 1% da população entre 12 e 65 faziam uso da droga. Os dados ainda apontam que o uso da cocaína pelo brasileiro é maior que a média mundial, que está abaixo de 1%. Pegando carona nesse levantamento foi publicada na internet uma notícia que falava de uma frase, no mínimo, polêmica da presidente Dilma.
A presidente esclareceu que “não significa que eu apoie o consumo de cocaína, mas vejamos pelo lado positivo. Se a economia estivesse indo mal, jamais seríamos um dos maiores consumidores de cocaína do mundo.”
Inicialmente, a notícia foi publicada no blog Joselito Muller (já conhecido aqui no Boatos.org por notícias falsas contra o governo brasileiro). Rapidamente, a notícia viralizou e em poucos dias já estava nas redes sociais uma imagem de Dilma com a fala. Mas será isso verdade?
A resposta é não. A pesquisa realmente existe, mas as declarações da presidente não. O site que saiu espalhando o boato na verdade é um site de humor que satiriza algumas notícias como o G17, Jornal VDD, dentre outros.
É só entrar na página inicial de Joselito para ver que o jornalista gosta de uma brincadeira. Vale lembrar alguns fatos aqui do site em que desmentimos Joselito, como a notícia de que médicos cubanos teriam de usar tornozeleiras eletrônicas e do memorial do funk. Tudo balela.
É fato que o Brasil está com um consumo de drogas cada vez maior, mas não é por isso que a comandante da nação vai sair dizendo bobagem na mídia. Amparada de assessores ela só fala quando lhe é conveniente e pelo medo que ela tem das câmeras, dá para pensar que ela pensaria bem antes de fazer isso.
E você ainda acha que a história é verdade, a presidenta deixou um recado para as “invejosas de plantão”: