Como é tradição, o Boatos.org realiza a sua retrospectiva de 2018. De hoje até o dia 31, colaboradores do site escolhem textos que mais marcaram no ano.
De fato, o problema das fake news se tornou uma realidade em 2018. Desde o início do ano, agitado pela condenação em Segunda Instância do ex-presidente Lula, até o fim do ano, agitado por ações do governo de transição de Jair Bolsonaro, notícias falsas inundaram sites, blogs, redes sociais e aplicativos de mensagem (ah, o WhatsApp).
Neste ano, a nossa equipe produziu cerca de 1050 textos (nunca antes na história desse site produzimos tantos e talvez não produziremos mais isso). A grande maioria do conteúdo foi de desmentidos de notícias falsas que surgiram na web. (Quase) Findado 2018, a nossa equipe escolheu os textos que mais marcaram no ano.
A nossa retrospectiva vai ser publicada em “pílulas”. Hoje, vocês conferem o vídeo com o “top 1” de cada membro da equipe Boatos.org. Os artigos citados no vídeo foram Arnold Schwarzenegger dormiu embaixo de sua estátua, Alexandre Frota vai ser ministro da Educação de Bolsonaro, Exército diz que eleição será anulada e Marielle Franco era ex-mulher de Marcinho VP.
Nos próximos dias, vocês vão conferir os “top 5” de Hellen Bizerra (26), Kyene Becker (27), Carol Lira (28) e Edgard Matsuki (29). No dia 30, vocês conferem os mais lidos do ano. No dia 31, a gente fecha o ano com o balanço dos números do site. Sem mais delongas, confira mais detalhes nos links abaixo e no vídeo:
Vídeo retrospectiva 2018 do Boatos.org
Top 5 – Hellen Bizerra
Top 5 – Kyene Becker
Top 5 – Carol Lira
Top 5 – Edgard Matsuki
Textos mais lidos do ano
Balanço final de 2018
A todos que acompanharam o Boatos.org em 2018, um muito obrigado e feliz 2019!