Boato – Thereza Collor, ex-cunhada de Fernando Collor de Melo, escreveu uma carta aberta a Renan Calheiros. No conteúdo, ela diz que o senador sabe “manipular a alma humana”.
No meio do legislativo, o ano começou quente. Já no primeiro dia do “novo Congresso”, a eleição para presidente do Senado foi recheada de polêmicas. Um dos principais “envolvidos” foi o então candidato ao cargo, Renan Calheiros. E é justamente sobre ele que vamos falar hoje.
De acordo com uma mensagem que tem se espalhado no WhatsApp, Facebook, Instagram e outras redes sociais, Thereza Collor, ex-cunhada de Fernando Collor de Melo, escreveu uma carta aberta (e pesada) a Renan Calheiros.
No conteúdo, Thereza teria dito que Renan “sabe manipular as pessoas”, que ele era “um menino ingênuo”, que “ousa como um bandido”, que “vendeu a alma ao diabo” e tantas outras coisas (que acabamos cortando). Leia trechos do texto que circula online:
TEXTO DE TEREZA COLLOR Carta aberta ao Senador Renan Calheiros “Vida de gado. Povo marcado. Povo feliz”. As vacas de Renan dão cria 24 h, por dia. Haja capim e gente besta em Murici e em Alagoas! Uma qualidade eu admiro em você: o conhecimento da alma humana. Você sabe manipular as pessoas, as ambições, os pecados e as fraquezas.
Do menino ingênuo que eu fui buscar em Murici para ser deputado estadual em 1978 – que acreditava na pureza necessária de uma política de oposição dentro da ditadura militar – você, Renan Calheiros, construiu uma trajetória de causar inveja a todos os homens de bem que se acovardam e não aprendem nunca a ousar como os bandidos.
Você é um homem ousado. Compreendeu, num determinado momento, que a vitória não pertence aos homens de bem, desarmados desta fúria do desatino, que é vencer a qualquer preço. E resolveu armar-se. […]
Renan sonhava ser um big shot, a qualquer preço. Vendeu a alma, como o Fausto de Goethe, e pediu fama e riqueza, em troca. Quando você e o então deputado Geraldo Bulhões, colegas de bancada de Fernando Collor, aproximaram-se dele e se aliaram, começou a ser Parido o novo Renan. Há quem diga que você é um analfabeto de raro polimento, um intuitivo. Que nunca leu nenhum autor de economia, sociologia ou direito. […]
O Brasil inteiro, em sua maioria, pede a sua cassação. Dificilmente você será condenado. Em Brasília, são quase todos cúmplices. Mas olhe no rosto das pessoas na rua, leia direito o que elas pensam, sinta o desprezo que os alagoanos de bem sentem por você e seu comportamento desonesto e mentiroso. Hoje perguntado, o povo fecharia o Congresso. Por causa de gente como você! Por favor, divulguem pro Brasil inteiro pra ver se o congresso cria vergonha na cara. Os alagoanos agradecem. Thereza Collor
Thereza Collor escreveu carta aberta ao senador Renan Calheiros?
Muita gente começou a compartilhar a informação a torto e a direito por aí. Mas será mesmo que Thereza Collor escreveu uma carta aberta “detonando” Renan Calheiros? A resposta é não. Vamos aos fatos.
O histórico desse tipo de informação já nos deixou em alerta. Volta e meia, “textões do feice” são atribuídos erroneamente a pessoas conhecidas só para viralizar. Já falamos (diversas vezes) de Arnaldo Jabor, de Marieta Severo e de tantos outros.
Com essa desconfiança, fomos buscar pela tal informação. Foi aí que descobrimos que a “carta” circula na internet desde 2007. E naquele mesmo ano, a própria Thereza Collor desmentiu a informação de que tivesse escrito qualquer coisa sobre Renan Calheiros. Leia declaração dada por ela ao Portal G1:
“Está circulando pelo território livre da “internet” carta na qual referências são feitas ao Senador Renan Calheiros, e cuja autoria é a mim falsamente imputada. Quero deixar aqui claro, de forma taxativa, não ser de minha responsabilidade o escrito em questão”
Uma vez que a própria Thereza Collor desmentiu a informação, não há muita coisa a se dizer. A história que aponta que ela escreveu uma carta aberta a Renan Calheiros é falsa. Desde 2007, é uma “fake news” que circula por aí.
PS: Esse artigo é uma sugestão de edo Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.