Boato – 22 missionários, incluindo o irmão Fabio Schuartz, vão ser mortos amanhã por afegãos islâmicos. Vamos orar por eles.
Depois de quase seis anos e mais de 4 mil boatos desmentidos, é claro que a gente ia começar a repetir alguns deles (na verdade, a gente teve que repetir bem antes disso). No “causo de hoje”, vamos falar de um alerta que já foi desmentido aqui, mas ganhou um “personagem novo”: o missionário Fabio Schuartz, de Niterói (RJ).
De acordo com uma mensagem que viralizou online, Fabio Schuartz é um dos 22 missionários que estão como reféns de afegãos islâmicos e que serão mortos amanhã “se as pessoas não repassarem uma mensagem pedindo oração”. Leia:
Confira o desmentido em vídeo:
Por favor vamos orar pelos 22 missionários que foram condenados a morte um deles é nosso irmão Fabio Schuartz missionário da cidade de Niterói RJ que serão mortos amanhã por afegãos islâmicos. Tentem não demorar e passar essa mensagem bem rápido para que muitas pessoas estejam orando também.
Pastor Márcio da Batista de Niteroi postou pedindo oração. E tb que cada um repasse para mais pessoas orarem Não importa a religião de cada um, oremos pelo ser humano que está no campo levando a palavra do SENHOR, obrigado !!!
Irmão Fabio Schuartz e 22 missionários vão ser mortos no Afeganistão amanhã?
É incrível, mas muita gente está compartilhando a informação (mais forte do que um pedido de compartilhamento é um pedido de oração). Mas será mesmo que a história que fala que o irmão Fabio Schuartz e 22 missionários vão ser mortos no Afeganistão amanhã é real? Não, não é. Calma que a gente explica tudo.
Na realidade, não há muito o que explicar. Só o que relembrar. A mesma história (sem a inclusão do nome de Fabio Schuartz) já foi desmentida pelo Boatos.org em duas oportunidades. Na primeira, só havia o anúncio dos “22 missionários” que seriam mortos. Na segunda, havia a citação do nome da “irmã Gislaine” entre eles e foi desmentida em vídeo. Confira o que falamos na época.
Para começar, a mensagem se utiliza de dois artifícios clássicos em histórias falsas que circulam online. O primeiro é que data a história como “amanhã” (ou seja, amanhã sempre será amanhã, nunca terá uma data certa). Além disso, pede para que a mensagem seja repassada.
Procurando na internet sobre detalhes a respeito da tal história nos deparamos com a mesma corrente circulando há anos, em inglês. Um dos primeiros links encontrados é do site Snopes (que desvenda notícias falsas na internet). O site explica que não há 22 missionários sequestrados.
De acordo com a publicação, a história surgiu após o sequestro de 23 missionários sul-coreanos pelo Talibã em 2007. Dois destes missionários foram mortos e outros 21 foram libertados após pagamento de fiança por parte do governo da Coreia do Sul. Fora este caso, nunca mais ocorreu nada semelhante à descrição do texto.
Só para encerrar, procuramos por qualquer referência a algum missionário de Niterói com o nome de Fabio Schuartz e nada encontramos. Ou seja: além de a história ser fictícia, o personagem também é. Nas nossas buscas, achamos um guitarrista (que não é de Niterói) e um procurador de Niterói com um nome parecido (com o “W” em vez do “U”).
Resumindo: a história que aponta que Fabio Schuartz e 22 missionários vão ser mortos amanhã por afegãos é falsa. É uma versão nova de um velho boato que circula na internet. Não acredite nisso e não compartilhe.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.