Boato – Vídeo mostra ex-presidente Lula sendo expulso da cidade de Paraty, Rio de Janeiro, por manifestantes vestidos de verdade e amarelo na cidade.
Desde que saiu da prisão, o ex-presidente Lula tem participado de diversas atividades políticas, feito discursos fortes e aparições para correligionários. Mas há quem diga que o petista não é bem-vindo em todos os cantos do país. Ao menos é o que indica um vídeo que viralizou no Facebook e WhatsApp.
A publicação que circulou na internet aponta que o ex-presidente Lula foi expulso da cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. Uma das mensagens afirma que Lula foi expulso de Paraty hoje 02/12/19. Outras versões dizem “Lula expulso de mais uma cidade brasileira”. Assista o vídeo:
Lula foi expulso de Paraty (RJ) por manifestantes que moram na cidade?
O vídeo fez com que muitos internautas reagissem. Mas será mesmo que o ex-presidente Lula foi expulso de Paraty por manifestantes que moram na cidade? A resposta é não. Entenda os porquês.
Se você é um dos desavisados que compartilhou a publicação, fique sabendo que, de fato, o petista esteve em Paraty. Durante sua estadia, um grupo de manifestantes vestidos de verde e amarelo protestaram em frente a pousada onde o ex-presidente estava hospedado. Até aí ninguém falou em expulsão.
Pois bem, embora o protesto seja real, um detalhe é falso: a expulsão. O primeiro motivo que nos fez desconfiar da história está no fato de que a mensagem possui as principais características de boatos. É vaga, alarmista, não cita fontes confiáveis e possui erros de português.
Sem contar que o enredo já é famoso nas páginas do Boatos.org. Por aqui já circularam histórias envolvendo o ex-presidente Lula, Temer, Dilma e Ana Maria Braga. Inclusive, há poucos dias, outro vídeo apontava que o Lula foi chamado de ladrão e expulso da cidade de Bagé, após sair da prisão. Assim como neste caso, o protesto aconteceu, mas o ex-presidente não foi expulso do local.
Para sacramentar o boato, saiba que o petista ficou hospedado na casa do ex-deputado Paulo Frateschi até a sexta-feira, 6 de dezembro, e também visitou o Quilombo Campinho da Independência, onde discursou e posou com moradores do quilombo. Ou seja, o ex-presidente Lula não saiu da cidade após o protesto.
Resumindo: o ex-presidente Lula não foi expulso de Paraty (RJ) por manifestantes que moram na cidade. A visita e o protesto até existiram, mas não é verdade que o Lula foi expulso da cidade. Logo, é #boato.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.
Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | http://bit.ly/36nlVru |