Boato – Receita Federal descobre que Lulinha, filho do ex-presidente Lula, tem quatro CPFs, cada um com diferentes datas de nascimento e filiação.
Outro dia, acompanhamos no noticiário as suspeitas de superfaturamento nos contratos entre o Instituto Lula e a empresa G4 Entretenimento e Tecnologia Digital, de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha. É claro que a notícia não passaria despercebida pelas mentes brilhantes da internet e, hoje, o filho de ex-presidente Lula voltou a ser tema no Boatos.org.
O alerta que fez sucesso no Facebook e no WhatsApp aponta que Lulinha possui quatro CPFs, cada um com diferentes datas de nascimento e filiação. A fraude teria sido descoberta pela Receita Federal. Leia algumas versões da mensagem:
Versão 1: Lulinha tem 4 CPF’S cadeia nesse filho da puta, puta por parte de pai. Versão 2: Receita Federal descobre que Lulinha tem 4 CPF e em cada um alterava data de nascimento e filiação. E agora??? Versão 3: E AGORA? Receita federal descobre que Lulinha é dono de 4 CPF, ele alterava a filiação e data de nascimento!?
Receita Federal descobriu que Lulinha tem quatro CPFs?
A mensagem até fez um barulho nas redes sociais e deixou muitos internautas indignados. Só esqueceram de um detalhe: a história é falsa. Entenda os porquês.
O primeiro e mais óbvio motivo está nas características da mensagem. É vaga (não diz quando aconteceu), não cita fontes confiáveis (sequer dá o link da notícia) e é alarmista. Além disso, o alerta segue um formato que se tornou clássico no mundo da boataria: textos curtos no Facebook que geram thumbnail. Está aí a história de que Bolsonaro determinou o uso do CPF em apostas da Mega-Sena e da Seguradora Líder que não nos deixa mentir.
Junte isso ao fato de que volta e meia o Lulinha é protagonista de balelas na internet. Por aqui, no Boatos.org, já surgiram histórias envolvendo a Fazenda Grendene, Lava Jato, venda de fazenda em Goiás, Ferrari banhada a ouro e muitas outras.
Pois bem, ao buscar mais informações sobre a “bomba dos CPFs”, nada encontramos, o que é estranho, já que uma notícia como essa “agitaria” muitos portais de notícias. Inclusive, não há nada sobre o assunto no site da Receita Federal.
Como mencionamos anteriormente, o filho do ex-presidente Lula (assim como o pai) são alvos de investigações da Polícia Federal. Apesar das suspeitas de fraudes nos contratos firmados pelo Instituto Lula e a empresa do Lulinha, a PF afirma que não é possível confirmar que existe irregularidade sem a realização de uma perícia. Ou seja, até agora nada de CPFs e tudo ainda está em fase de investigação.
Sobre essas acusações, não cabe a nós julgar, e sim a Justiça. Agora, sobre o alerta de que o Lulinha possui quatro CPFs nós podemos falar. A história é falsa e você caiu em mais um #boato.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.
Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | http://bit.ly/36oLGIe |