Boato – Religiosos afirmam que Deltan Dallagnol será afastado da Lava Jato nesta semana e pedem orações para o procurador
Desde o seu início, a Operação Lava Jato mobilizou muitas pessoas: membros do Judiciário, os investigados ou os cidadãos que buscavam acompanhar cada detalhe das investigações. Nos últimos meses, um nome, em especial, tem chamado a atenção: o procurador Deltan Dallagnol. Após passar a coordenar a força-tarefa da Lava Jato, ele ganhou bastante trabalho (e visibilidade).
Entretanto, de acordo com uma publicação que está circulando nas redes sociais, parece que os dias de Deltan Dallagnol à frente da força-tarefa da Lava Jato estão com os dias contados. Segundo a história, ele poderia ser retirado do cargo ainda na próxima semana. Com isso, a publicação pede por orações ao procurador. Confira:
“Pedimos orações pelo nosso irmão DELTAN Dallagnol Procurador Federal Coordenador da Operação Lava Jato (Ele além Procurador Federal e membro da Igreja Batista do Bacacheri em Curitiba. O seu pastor é o Roberto Silvado que caminha conosco no GKPN junto com o Dr Elias Dantas. Os dois pediram hoje oração e intercessão intensa por ele.
Além dele estar sendo duramente atacado, agora a ofensiva se volta, também, contra seus pais. Existe um movimento intenso e vergonhosamente orquestrado para retirá-lo da coordenação da força tarefa na próxima semana. E HÁ UMA GRANDE POSSIBILIDADE DISSO ACONTECER AINDA NA SEMANA QUE VEM!!! Vamos fazer um movimento de profunda intercessão.
Vamos mobilizar nossos conhecidos a se articularem nas mídias sociais através de hashtags como #DeltanNaLavaJato, #EuConfioNoDeltan. STF sai e a Lava Jato fica! Já têm mais de 100.000 postagens em 5 minutos, vamos fazer chegar à 50.000.000 em duas horas, compartilhem com todos os seus contatos e GRUPO, estamos batendo RECORD e você fará parte dá história de Liberdade, Prosperidade e Soberania de Nosso Brasil ! COMPARTILHEM, VAMOS ALCANÇAR 50MILHÕES HOJE AINDA !!!”.
Deltan Dallagnol vai ser retirado da Lava Jata nesta semana e pede oração?
A publicação conseguiu um grande alcance e foi compartilhada várias vezes pelos internautas. Mas será que essa história de que Deltan Dallagnol seria afastado da Lava Jato ainda nesta semana é real? A resposta é não!
Vamos aos detalhes! Logo ao ler a mensagem, ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta o combo de características de boatos online: é vaga, alarmista, possui erros de português, tem pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis.
Em relação ao caráter vago, existe um detalhe bastante importante: a falta de uma data específica. O texto apenas aponta “esta semana”, assim como outras histórias já desmentidas pelo Boatos.org. Com isso, descobrimos que o texto é antigo.
A história começou a circular em agosto de 2019. Naquela oportunidade, a Igreja Batista do Bacacheri, em Curitiba (PR), a qual Deltan Dallagnol faz parte, pediu orações para o magistrado.
Na época, de fato, Dallagnol estava ameaçado. O procurador corria o risco de sofrer um afastamento disciplinar por comentar um suposto impeachment do ministro Gilmar Mendes.
Como podemos observar, a ameaça não se concretizou. Em 2020, a pressão sobre a Lava Jato esfriou e Dallagnol segue firme e forte à frente da força-tarefa da operação. Ao procurar por notícias atuais, é possível perceber que o magistrado não está mais ameaçado de deixar o cargo.
Vale ressaltar também que não encontramos nada sobre as supostas ameaças aos pais de Deltan Dallagnol e também não sabemos qual foi a base para os números de postagens mostrados na publicação, uma vez que o WhatsApp não mostra publicações contabilizadas publicamente.
Em resumo: a história que diz que Deltan Dallagnol será afastado essa semana da Lava Jato e estão pedindo orações para ele é falsa! Na verdade, a mensagem é antiga (de agosto de 2019) e, ao que tudo indica, Dallagnol não será retirado da Lava Jato nessa semana. Ou seja, tudo não passa de balela. Até a próxima!
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.
Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | http://bit.ly/320iXsb |