Boato – Igrejas na França estão sendo transformadas em bares, boates e casas de show. Governo socialista é quem está fazendo isso.
Em se tratando de política internacional, a França é, provavelmente, um dos países que menos têm a simpatia do governo brasileiro. Desde que, no ano passado, quando Bolsonaro e Macron demonstraram divergências em relação à Amazônia, farpas estão sendo trocadas entre os mandatários.
A rivalidade, claro, se espalhou também entre os “fãs” do presidente brasileiro. A prova disso está no número de ataques que Macron sofre na internet por aqui. E a história de hoje aponta para uma suposta modificação nas igrejas francesas por parte do presidente de lá.
De acordo com mensagens que circulam online, a França resolveu começar a transformar as igrejas católicas em bares, boates e casas de show. A prova disso seria um vídeo que mostra um dos locais. Assista e leia a mensagem que circula online:
As igrejas na França estão sendo transformadas em bares , boites e casas de show! Vejam o que o regime socialista está fazendo com o país e a família.
Igrejas na França estão sendo transformadas em bares e boates pelo governo?
A informação se espalhou com muita força na internet e deixou muitas pessoas, principalmente as mais religiosas, bravas com Macron. Mas será mesmo que o presidente da França determinou que as igrejas do país fossem transformadas em bares e boates? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.
De cara, a mensagem nos causou muitas desconfianças. Afinal, ela é vaga, alarmista e não cita fontes confiáveis que comprovem a tese de transformação de igrejas. Ao buscar mais detalhes sobre a história, descobrimos que o vídeo é, de fato, da França, mas que está cheio de distorções.
O primeiro deles está em falar que se trata de uma igreja transformada em bar ou boate. De acordo com essa matéria, o movimento é justamente o contrário desse. Na realidade, trata-se de um bar temático inaugurado em 2015. Na cidade de Lille, no Norte da França, a própria diocese local apoiou a abertura do Le Comptoir de Cana.
Na inauguração, o local tinha referências religiosas como na senha do Wi-Fi e em estátuas do papa Francisco. Vale dizer que, em 2019, o bar passou por uma reforma e ficou com “menos cara de igreja”.
O segundo dos erros é apontar que o governo da França é quem está promovendo a iniciativa. Como citado antes, trata-se de uma ação da diocese local. O terceiro dos erros é apontar que se trata de algo sistemático. Na realidade, trata-se de uma iniciativa de uma diocese.
Resumindo: apesar de o vídeo em questão ser real, não se trata de uma igreja que foi transformada em bar pelo governo da França. Trata-se de um bar com temática católica criado por uma diocese em um local do país.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.
Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | http://bit.ly/38EOwt0 |