Boato – Governador acabou de anunciar a Lei Seca em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraná, Distrito Federal, Maranhão e outros estados. Link do G1 é a prova do anúncio.
Mesmo com o crescimento do número de casos e mortes por Covid-19 no Brasil, governadores e prefeitos estão com muitas dificuldades de fazer com que as pessoas mantenham o isolamento social. Por isso mesmo, algumas medidas mais drásticas estão sendo tomadas em alguns estados como, por exemplo, o lockdown em cidades do Maranhão, Pará, Amazonas e outros estados.
No meio disso, diversas publicações começaram a circular na internet. Com uma mesma estrutura de texto, as mensagens apontavam que a “Lei Seca” teria sido anunciada no estado. A única diferença entre as versões estavam no governador e o estado. Vimos versões falando de João Doria em São Paulo, Wilson Witzel no Rio de Janeiro, Ratinho Jr. no Paraná, Pernambuco, Maranhão etc. Todas as mensagens tinham um link do G1 e de uma imagem. Leia algumas versões da mensagem:
Versão 1: Governador João Dória anuncia “Lei Seca” proibição da venda de bebida alcoólica em todo o estado de São Paulo adoção rigida no combate ao Covid19. https://g1.globo.com https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTu8G-W0iEFB7QbWgrqjsTtmofCMcY9Gp1MrRrI5XQ3LDeqGmG-cmSGKTqF
Versão 2: Governador do Maranhão anuncia “Lei Seca”, proibição da venda de bebida alcoólica ate 15/06 em todo o estado do Maranhão com adoção de medida rigida no combate ao Covid19. https://g1.globo.com https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTu8G-W0iEFB7QbWgrqjsTtmofCMcY9Gp1MrRrI5XQ3LDeqGmG-cmSGKTqF
Versão 3: Governador do Pernambuco anuncia “Lei Seca” proibição da venda de bebida alcoólica em todo o estado de Pernambuco adoção rigida no combate ao Covid19. https://g1.globo.com https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTu8G-W0iEFB7QbWgrqjsTtmofCMcY9Gp1MrRrI5XQ3LDeqGmG-cmSGKTqF
Versão 4: Governador Wilson Witzel anuncia “Lei Seca”, proibição da venda de bebida alcoólica em todo o estado do Rio de Janeiro, como mais uma adoção rígida no combate ao Covid19. https://g1.globo.com https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTu8G-W0iEFB7QbWgrqjsTtmofCMcY9Gp1MrRrI5XQ3LDeqGmG-cmSGKTqF
Lei Seca é anunciada por governador em São Paulo, Rio de Janeiro, PE, MA, PR etc.?
A mensagem circulou com muita força na internet e deixou muita gente “preocupada”. Mas será mesmo que essas mensagens são reais? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.
Na realidade, há apenas um estado que decretou a “Lei Seca” temporariamente (justamente para evitar aglomerações): é o Piauí. Nesta semana, o governador Wellington Dias (PT) anunciou que a venda de bebidas alcoólicas está proibida entre os dias 15 e 17 de maio. Esse link do G1 fala mais detalhes a respeito.
Possivelmente, alguém “pegou” a informação que falava no Piauí e resolveu a estendê-la para outros estados. A prova disso está na própria mensagem. Ela é, na realidade, um clássico em termos de fake news.
A mensagem tem o link do G1 apenas para “gerar” o tumbnail (miniatura de imagem) para que as pessoas acreditem que saiu em um site de notícias e o link da imagem não passa de uma imagem do Tiririca falando “É mentira, abestado”. O vídeo abaixo faz, inclusive, um alerta sobre esse fake.
Recentemente, o mesmo tipo de mensagem circulou em uma notícia falsa que apontava que médicos, enfermeiros e reservistas brasileiros teriam que lutar no Irã. A mensagem também circulou muito em balelas no final do ano passado relacionadas à Libertadores, Campeonato Brasileiro e Mundial de Clubes. Durante a pandemia, a notícia também foi utilizada em uma mensagem que Bolsonaro havia decretado isolamento social.
Resumindo: a mensagem que está circulando falando que a Lei Seca foi anunciada em São Paulo, Rio de Janeiro e todos outros estados (que não seja o Piauí) é falsa. Não passa de mais uma balela que se utiliza de um “meme” conhecido aqui.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.
Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | http://bit.ly/2BWWK1B |