Boato – A Operação Storm acabou de ser deflagrada no Brasil. Ao todo, 24 governadores, ministros do STF, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre tiveram a prisão decretada.
Tem algumas notícias falsas que insistem em circular na internet só para fazer uma tese se fortalecer. No caso de hoje, a fake news fala sobre a prisão de diversas autoridades do Legislativo e Judiciário. E ela teria sido feita por meio de uma tal de Operação Storm.
De acordo com o texto que circula online, a Operação Storm havia sido deflagrada por meio de um juiz internacional e anunciava a prisão de 24 governadores, ministros do STF, Rodrigo Maia (presidente da Câmara) e Davi Alcolumbre (presidente do Senado). Leia algumas das versões da história que circulou online:
Confira o desmentido em vídeo
Versão 1: Ministra Damares garante que governadores e prefeitos serão presos na operação Storm, durante a sua chegada ao Brasil. Todos responderão ao Tribunal Internacional de Haia e ONU, Organização Mundial de Direitos Humanos, pela grave violação de direitos civis, quer seja por prefeituras, ou governadores. Obs: Olha a cara do Sérgio Moro, safado!!! Versão 2: Gigante noite foram expedido as prisões de 24 governadores Ministros Deputados Maia Alcolumbre. Operação Storm se inicia Glória a Deus. Muito brigada Yausha.
Versão 3: Protocolado pedidos de prisão no STM (Superior Tribunal Militar). Pedido protocolado no STM, para prisão de 24 Governadores, Senadores, prisão para o Presidente do Senado Federal, o Senador Davi Alcolumbre, o Presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia alguns e Prefeitos de cidades importantes do Brasil, podem estar chegando no fim da linha. BRASIL MOSTRA A TUA CARA!!!
Operação Storm é deflagrada no Brasil e 24 governadores e ministros do STF serão presos?
A história circulou com muita força na internet e deixou muita gente impressionada. Mas será mesmo que a tal Operação Storm foi deflagrada no Brasil e decretou a prisão de governadores, ministros do STF, deputados e senadores? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.
Na realidade, a tese que aponta para a tal Operação Storm não passa de um “catado” de diversas fake news que já foram desmentidas aqui. Para começar, a “principal fonte da informação” (o juiz que teria decretado a tal Operação Storm) é uma pessoa que já anunciou outra “decretação de prisões” (que não ocorreu) de diversas autoridades no ano passado. Se quiser mais detalhes, leia aqui.
Já o nome Operação Storm está relacionada a notícias falsas no Brasil e fora do Brasil. Há poucos dias, desmentimos uma informação falsa que apontava que a tal operação havia encontrado crianças e corpos na Fundação Gates. Também há poucos dias, desmentimos a história que apontava que George Soros havia sido preso e que Barack Obama e Bill Gates também seriam presos na tal Operação Storm.
Mesmo sabendo que a tal operação (que seria completamente inconstitucional e uma afronta a soberania nacional) não existe, fomos buscar mais detalhes sobre o assunto. Como era de se imaginar, nada encontramos a respeito do assunto em fontes confiáveis. Apenas em redes sociais mais radicais.
Resumindo: a história que aponta que a tal Operação Storm foi deflagrada no Brasil, que 24 governadores, ministros do STF, deputados e senadores tiveram a prisão decretada e que um juiz de Haia decretou tudo isso é falsa. Não passa de mais um boato que circula na internet.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.
Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3df26qp |