Boato – Os moradores de Dubai (nos Emirados Árabes Unidos) comemoraram o fim do lockdown e da pandemia com um vídeo em homenagem aos heróis que combateram a Covid-19.
Muito tem se comentado sobre a questão econômica no combate ao coronavírus. Na prática, podemos ver essa diferença dentro do Brasil (no qual o índice de contágio e mortalidade é maior em regiões com menor poder econômico) e também na comparação entre países. Enquanto países da América Latina enfrentam dificuldades para enfrentar a pandemia, outros locais já estão reabrindo.
Os Emirados Árabes Unidos são um exemplo sobre como lidar com a pandemia. Além de ter feito um lockdown rígido, o país realizou (de acordo com esse site) 3,5 milhões de testes nos 9,8 milhões de habitantes. O resultado foi cerca de 300 mortes em 50 mil casos (ou seja, um índice de mortalidade baixo).
No meio disso, um vídeo sensacional começou a ser compartilhado como se fosse da “comemoração do fim do lockdown (ou mesmo da pandemia)”. “Fim do lockdown em Dubai Fim do lockdown em Dubai termina com essa bela homenagem a todos os que ajudaram”, diz uma mensagem que circulou online. “Fim da pandemia em Dubai”, aponta outra. Assista ao vídeo (que fala em homenagem aos médicos):
Dubai comemora fim do lockdown e pandemia da Covid-19 com vídeo incrível?
O vídeo circulou com muita força na internet e, de fato, foi feito em Dubai. Porém, ele nada tem a ver com a “cerimônia de fim de lockdown” ou “de fim da pandemia”. Para que você entenda todos os detalhes, vamos aos fatos.
A mensagem já nos chama atenção. Isso porque ela tem características de boatos online como ser vaga, alarmista e não cita fontes confiáveis. Para além disso, esse não é o primeiro vídeo tirado de contexto durante a pandemia. Só na categoria “mundo”, já desmentimos informações que falavam sobre médicos comemorando o fim da pandemia em Israel, sobre a Torre Eiffel reabrindo e sobre o pastor que perdeu os fieis na Itália.
Com isso, fomos buscar mais detalhes a respeito do assunto. De cara, descobrimos que, sim, os Emirados Árabes Unidos conseguiram achatar a curva de contágio do coronavírus (o pior no país foi em abril e maio). Porém, ainda não se pode dizer que o número de novos casos acabou. Ou seja: não há fim da pandemia. O país tem cerca de 400 novos casos por dia.
Por outro lado, é fato que não há mais lockdown no país. O fechamento total foi decretado em abril (no pico da pandemia). Em maio, com o abrandamento de casos, o país começou a reabrir. Ainda há restrições de mobilidade e testes em massa. Apesar disso, o vídeo nada tem a ver com o fim do lockdown.
O vídeo foi produzido pelo governo dos Emirados Árabes e, como a própria filmagem supõe, não é uma comemoração de “batalha vencida” e sim um agradecimento aos profissionais de saúde. Essa matéria, que aponta que o Sheikh do país compartilhou o vídeo em agradecimentos aos “trabalhadores da linha de frente”, não fala sobre fim do lockdown ou da pandemia. Apenas fala em homenagens.
Resumindo: a história que aponta que Dubai foi palco de um vídeo em comemoração ao fim do lockdown ou da pandemia é falsa. O vídeo, incrível por sinal, nada mais é do que uma justa homenagem aos profissionais de saúde.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | http://bit.ly/2Xmskzm |