Boato – Em vídeo, grupo de militantes do PT tem a pele das costas marcadas a ferro em brasa com o número “13”.
Nas redes sociais, em meio ao eterno “Fla-Flu” entre bolsonaristas e petistas, não é difícil encontrar expressões como “Gado” ou “Gado D+”. O termo, que ironiza eleitores do presidente Jair Bolsonaro, ganhou força pela falta de questionamentos em torno das atitudes polêmicas do presidente e de seus familiares e do apoio incondicional a qualquer medida do governo.
Nos últimos dias, uma publicação que circula pela internet fez com que apoiadores do presidente questionassem o gado do PT. A publicação diz que o “gado do PT foi marcado a ferro”.
Junto à mensagem, o vídeo mostra o momento em que três homens são marcados a ferro em brasa com o número “13”. No vídeo (que não será exibido aqui), o sujeito senta na cadeira sem camisa enquanto o ferro é preparado e, em seguida, é marcado com o número 13. Depois, outros dois homens do grupo são marcados. Leia o que dizem algumas versões:
Versão 1: Vídeo mostra o Gado do PT sendo marcado a ferro. Não acredita? Veja! Ainda chamam os Bolsonaristas de gado. Versão 2: Vídeo mostra os Jumentos do PT sendo marcado a ferro.…
Militantes do PT têm “13” marcado a ferro?
Ao bater o olho na publicação, já ficamos com a orelha em pé. O motivo? A mensagem segue o enredo clássico de boatos online. É vaga, alarmista e não cita datas e fontes confiáveis. Sem contar com o histórico de boatos com imagens e vídeos fora de contexto. Por aqui, no Boatos.org, já passaram histórias envolvendo o velório de Maradona, caça Mig-25 do Azerbaijão sendo abatido, o ex-presidente Lula e muitas outras.
Ao buscar sobre o assunto, nada encontramos sobre o suposto “ritual” dos petistas. E há de convir que, se fosse mesmo verdade, o ritual merecia pelo menos uma notinha nos principais sites de notícia, não?
Mais uma olhada no vídeo e um detalhe chamou atenção. Nas imagens, há um homem com um colete escrito “Abutres”. Pronto, mais uma googlada e matamos a charada. A história nada tem a ver com os petistas, na verdade, o vídeo foi gravado por membros de um motoclube de Roraima, como mostra esta matéria do G1.
De acordo com a matéria, trata-se de uma espécie de batismo dos membros. Porém, um dos membros do motoclube em questão entrou em contato com o Boatos.org e explicou não o vídeo mostrou um fato isolado de total iniciativa dos envolvidos. Ele também explicou que “nunca constou em nossas atividades ou normas” a marcação com ferro.
Sendo assim, podemos afirmar que os homens marcados no vídeo não são militantes do PT e o número 13 marcado na pele nada tem a ver com o partido de esquerda. Ou seja, tudo não passa de #boato.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | http://bit.ly/2XrGSBD |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |