Boato – Lista de correlações mostra que o Laboratório de Wuhan é de propriedade da Glaxo, Pfizer, tem ligações com empresas estrangeiras e recebe dinheiro de George Soros e Bill Gates.
Em mais de dez meses de pandemia, o que não faltaram foram teorias da conspiração relacionadas ao novo coronavírus. Mesmo sem, pelos menos por enquanto, sabermos quem foram os responsáveis (se é que houve) pelo surgimento do vírus, muitas pessoas estão prontas para “apontar os dedinhos”.
Em uma dessas histórias, um texto faz correlações entre o laboratório biológico de Wuhan (China), empresas farmacêuticas (como a Pfizer, responsável por uma das vacinas contra a Covid-19) e nomes como George Soros e Bill Gates. Leia a mensagem que circula online:
Confira o desmentido em vídeo:
O laboratório biológico chinês em Wuhan é propriedade da Glaxo! Que, por acaso, é dono da Pfizer! (aquele que produz a vacina!) Que, por acaso, é administrado pelas finanças do Black Rock. Que, por acaso, administra as finanças da Open Foundation Company (SOROS FOUNDATION) Que, por acaso, atende a francesa AXA!
Coincidentemente, ele é dono da empresa alemã Winterthur. Que, por acaso, construiu o laboratório chinês em Wuhan! Comprado acidentalmente pelo alemão Allianz. Que, aliás, tem a Vanguard como acionista. Que é acionista da Black Rock. Que controla os bancos centrais e administra cerca de UM TERÇO do capital de investimento global.
Que, aliás, é um dos principais acionistas da MICROSOFT Propriedade de BILL GATES, que por acaso é acionista da PFIZER (que vende o milagre VACCINE) e atualmente é o primeiro patrocinador da OMS !!!
Se não estiver suficientemente claro por que um morcego entrou e agarrou a SERPENTE e TODO O PLANETA infectou-se, posso continuar! Mas, por favor, NÃO DISTRIBUA MASSIVAMENTE minha postagem! E nem me deixe continuar! Porque eu sou apenas um “CONSPIRADOR espalhando notícias falsas!” Vamos acordar moçada!!! A treta é GRANDE!!!!
Laboratório de Wuhan é da Glaxo, Pfizer e recebe dinheiro de Soros e Gates?
Como vocês puderam ver, o final da mensagem tem o seguinte trecho: “Sou apenas um conspirador espalhando notícias falsas”. Isso é verdade porque as correlações em questão não são reais. Para que você entenda, vamos dividir por tópicos os fakes:
Fake #1: Laboratório biológico chinês em Wuhan é propriedade da Glaxo
Não é verdade que o laboratório de Wuhan seja de propriedade da empresa GlaxoSmithKline (GSK). O Instituto de Virologia de Wuhan é, na realidade, administrado pela Academia Chinesa de Ciências que, por sua parte, é do governo da China.
Fake #2: Glaxo! Que, por acaso, é dono da Pfizer
Não é verdade que a GSK seja dona da Pfizer. Como aponta esse desmentido da AFP em espanhol (que, por sua vez, cita o CNN Money), a Pfizer é comandada pelo Vaguard Group e a GSK não aparece entre acionistas do grupo.
Fake #3: Open Foundation Company (SOROS FOUNDATION) Que, por acaso, atende a francesa AXA!
A fundação de George Soros não é dona da empresa francesa AXA (uma companhia de seguros). A própria AFP apontou que a empresa não é listada entre beneficiárias da Open Society Foundations.
Fake #4: Winterthur. Que, por acaso, construiu o laboratório chinês em Wuhan!
O objetivo da ligação entre Soros e a AXA está na premissa de que a Winterthur (que pertence a AXA) foi responsável pela construção do laboratório de Wuhan. Mais uma vez, a correlação está errada. Como falamos antes, o Instituto de Virologia de Wuhan não tem participação estrangeira na administração.
5) MICROSOFT Propriedade de BILL GATES, que por acaso é acionista da PFIZER (que vende o milagre VACCINE) e atualmente é o primeiro patrocinador da OMS !!!
Por fim, a velha história que tenta ligar Gates a Pfizer. Já falamos aqui no Boatos.org que o dono da Microsoft não é “acionista” da Pfizer. Apesar de a Fundação Bill e Melinda Gates terem doado dinheiro para a empresa, não estão como acionistas.
Também não é verdade que Gates é o principal patrocinador da OMS. De acordo com o site da Organização Mundial da Saúde, o maior doador até o final do terceiro trimestre de 2020 foi o governo da Alemanha.
Resumindo: apesar de a teoria da conspiração ter se espalhado com força na internet, a maioria das correlações apresentadas por ela são falsas. Ou seja: se essa é a explicação da origem da Covid-19, é melhor procurar outra.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | http://bit.ly/2XrGSBD |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |