Boato – Um homem está alertando, agora em 2022, que a China está enviando máscaras contaminadas para infectar e matar pessoas com a Covid-19 no Brasil.
O crescimento de casos da Covid-19 e o surgimento de novas subvariantes da Ômicron como a BQ.1 está fazendo também com que fake news antigas voltem a circular. Uma das que está “bombando” nos últimos dias aponta para um alerta de um homem sobre “máscaras da China”.
Um vídeo de um homem em um carro está viralizando com a informação de que a China estaria enviando máscaras contaminadas para o Brasil. O objetivo seria matar as pessoas. Leia algumas das mensagens que estão circulando agora em 2022 e leia a transcrição do vídeo:
Versão 1: MÁSCARAS CONTAMINADAS DA CHINA CHEGANDO Versão 2: PRA COMPLETAR DE PEGAR FOGO NO INFERNO – MAIS ESSA NAVIOS E MAIS NAVIOS VINDO DA CHINA COM AS MÁSCARAS CONTAMINADAS; PRA TENTAR MATAR DESSA VEZ QUEM CONSEGUIU SOBREVIVER AO COVID-19 DAS OUTRAS LEVAS! SATANÁS NÃO BRINCA EM SERVIÇO!
Versão 3: Para Nível de conhecimento URGENTE ASSISTAM E REPASSEM Pasmem, INACREDITÁVEL MÁSCARAS CONTAMINADAS Versão 4: Cuidado! Chegou navio chinês cheio de máscaras. Essas máscaras estão contaminadas. Postinhos irão distribuir. Objetivo é matar o máximo de pessoas. CUIDADO! Versão 5: Urgência na saúde máscaras distribuídas contaminadas não aceitem. Ouça o vídeo abaixo.
Máscaras contaminadas estão chegando da China para contaminar pessoas no Brasil?
Não demorou para a história circular com todas as forças na internet e deixar muitas pessoas temerosas em relação à recomendação que se volte a utilizar máscaras. Porém, a informação que aponta para as tais máscaras contaminadas é falsa. Pior do que isso: o vídeo é de 2020 e já foi desmentido aqui. Relembre o que escrevemos:
Vamos aos detalhes! Logo quando lemos a mensagem pela primeira vez, ficamos desconfiados. Isso porque ela segue aquele velho roteiro de fake news na internet. Ela possui caráter vago, alarmista, erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis.
Além disso, essa história de máscaras contaminadas enviadas da China para o Brasil, com o perdão da palavra, já encheram o saco. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas (fora as outras tantas que, provavelmente, não chegaram ao nosso conhecimento). Exemplo disso é o caso que dizia que máscaras compradas pelo ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta estariam contaminadas. Também o que indicava que o Japão teria enviado ao Brasil 600 milhões de máscaras infectadas com o novo coronavírus e, por fim, o que apontava que Illuminati teriam contaminados máscaras da China para reduzir a população mundial.
Pois bem, assim como nos desmentidos citados acima, a história de hoje não passa de uma balela das grandes e que insiste em retornar às redes sociais com roupagem nova para continuar circulando.
Como já mencionado nos textos anteriores, a acusação é bastante grave. Porém, não existe prova, apenas o relato do homem que aparece nas imagens. E convenhamos, como uma história tão importante assim não foi descoberta por algum órgão de inteligência, só pelo homem que gravou o vídeo?
A história citada no vídeo de que o FBI recolheu máscaras nos Estados Unidos é uma mentira. Já desmentimos esse caso aqui. De acordo com a equipe do Boatos.org, o vídeo mostra uma abordagem da polícia de Nova York. Na oportunidade, os policiais prenderam um homem acusado de armazenar máscaras e materiais hospitalares de forma ilegal e vendê-los por um valor muito acima do normal a médicos.
Além disso, a tese sequer tem lógica. Por que navios estariam entregando máscaras contaminadas ao Brasil? O país teria tanta importância assim para a China armar um plano mirabolante desses? Por que agentes de saúde iriam distribuir máscaras contaminadas, se poderiam responder judicialmente por isso? Como a China infectou tantas máscaras sem contaminar os próprios chineses?
Se isso não fosse suficiente, ainda há uma questão biológica. Os pesquisadores descobriram que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) consegue sim sobreviver em algumas superfícies. Entretanto, esse tempo não é suficiente para suportar uma viagem da China até o Brasil que, de navio, demora cerca de 45 dias.
Resumindo: não é verdade que a China está enviando máscaras contaminadas para o Brasil. O vídeo que está circulando em 2022 é de 2020 e já foi desmentido em nosso site.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3sexfTk |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | https://bit.ly/3cUbEso |