Boato – O general Marco Antônio Freire Gomes teve que fugir para a Espanha para não ser preso por causa da traição à pátria que teve ao evitar que Bolsonaro decretasse intervenção militar.
Estamos já no meio do terceiro mês do ano e ainda tem gente que está “repercutindo” as tentativas e devaneios ligados a uma intervenção militar no Brasil. Há alguns dias está circulando um vídeo que aponta o que seria a revelação de toda a “trama” que envolveu o golpe no Brasil.
No vídeo, o sujeito aponta que Bolsonaro queria “salvar o país” após a “fraude nas eleições” e decretar intervenção militar. Isso só não teria ocorrido porque alguns generais seriam “traidores da pátria”, que infiltrados realizaram depredações no dia 8 de janeiro e que Bolsonaro teve que sair do Brasil.
Em meio a isso, está circulando a tese de que o general Marco Antônio Gomes Freire teria fugido para a Espanha para não ser preso por traição a Bolsonaro. “Freire Gomes fugiu pra Espanha e os outros exonerados e quase presos!!!! Deus tenha misericórdia do Brasil”, diz a mensagem que circula online.
Freire Gomes fugiu para a Espanha para não ser preso por traição à pátria contra Bolsonaro?
A história não demorou a se espalhar entre grupos bolsonaristas/golpistas em redes sociais. Porém, assim como tantas outras histórias que apontavam para o golpe a favor de Bolsonaro, a tal tese é falsa.
Vamos começar com todo o background da história: ela é baseada em muitas (basicamente todas) fake news que ajudaram a incitar grupos radicais em redes sociais.
A primeira das fake news é a que apontava Bolsonaro iria “salvar o país” ao decretar a tal intervenção militar. Eu sei que pode soar meio repetitivo, mas é necessário deixar bem claro. A retórica de que Bolsonaro iria “salvar o Brasil” com a intervenção é FALSA. Não passa de papo de malandro para enganar otário (conseguir enganar alguns, por sinal). Na realidade, uma intervenção militar e a manutenção de Bolsonaro no poder não passariam de um golpe e não tem qualquer previsão constitucional de que isso possa ocorrer no Brasil.
Segundo ponto: é falso que Bolsonaro perdeu as eleições porque elas foram fraudadas. As teses que apontam para manipulação nas urnas eletrônicas se baseavam em evidências falsas. Bolsonaro perdeu por um motivo simples: ele teve menos votos que Lula no segundo turno.
Terceiro ponto: se Freire Gomes fosse o “homem” que evitou o golpe militar no Brasil, ele deveria ser considerado um herói nacional. Mas não é bem isso que ocorreu. Na realidade, a “empreitada golpista” não tinha terreno para ocorrer em condições normais. Primeiro porque Bolsonaro não tem o apoio da maioria da população (por isso que perdeu as eleições). Segundo porque Bolsonaro não tinha apoio político para isso.
Ou seja: o que muitos militares fizeram (que, na realidade, não passou de obrigações militares) foram seguir a Constituição e não embarcar na jornada golpista. Estes estão livres de punições.
Quarto ponto: o que Freire Gomes (e outros militares) teria feito não seria considerado “traição a pátria” tampouco “não apoiar o golpe de Bolsonaro” seria passível de prisão. Pelo contrário: as pessoas estão sendo presas apoiaram a depredação na Praça dos Três Poderes e manifestações golpistas.
Por fim: se Marco Antônio Freire Gomes não será preso por “traição a pátria” por não apoiar o golpe, não há necessidade de ele “ter fugido para a Espanha”. Mesmo que ele tenha ido para lá (não sabemos, na realidade), a palavra “fuga” não está bem colocada.
Resumindo: além de ser falso que o general Marco Antônio Freire Gomes fugiu para a Espanha, toda a narrativa do vídeo em questão não passa de devaneio golpista com o intuito de incitar as pessoas para um golpe.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99275-5610
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/41sX0QS |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | https://bit.ly/3cUbEso |