Boato – A Nasa anuncia que a Terra vai ficar sem internet por até um ano. Este é o chamado “apocalipse da internet”.
Volta e meia, circula na internet alguma história falsa relacionada a supostas declarações da Nasa. A mais nova chamou atenção na internet ao apontar para um suposto “apocalipse da internet”.
De acordo com mensagens que estão circulando na internet e até notícias em alguns sites, a Nasa teria “confirmado” que a Terra pode ficar um ano inteiro sem internet por conta de uma onda de raios solares. O conteúdo viralizou muito no TikTok. Leia a transcrição de um dos arquivos:
A NASA acabou de confirmar que a Terra pode ficar um ano inteiro sem internet. Sim, é exatamente isso que você ouviu recentemente. Esse assunto começou a repercutir na internet e tudo isso será causado pelo sol. A NASA havia mandado um equipamento de análise para o sol e o equipamento acabou enviando para terra algumas informações importantíssimas sobre o sol. E junto a essas informações veio algumas coisas relacionadas a ventos solares e também explosões solares. Isso causaria uma tempestade gel magnética na terra, afetando todos os aparelhos eletrônicos e também satélites.
Isso inclui todos os aparelhos de comunicação da terra, ou seja, a internet e também a linha telefônica. Foi aberta uma estimativa que a gente poderia ficar sem internet durante seis meses a um ano. Além disso, com as falhas dos satélites, também existe o risco deles caírem na terra. Consequentemente, eles podem cair em cima de uma casa ou até mesmo de uma pessoa. E caso tudo isso aconteça, a gente vai ter uma crise, já que hoje em dia o mundo é cem por cento dependente da internet. Mas deixa aqui nos comentários como seria a sua vida sem internet.
Análise da mensagem que circula online
Vimos a história apresentada com duas abordagens. Em sites de notícias, vimos a informação apresentada de forma mais ponderada no texto. Porém, com alguns títulos sensacionalistas (os famosos caça-cliques).
Em redes sociais, principalmente no TikTok, vimos o conteúdo sendo apresentado de forma totalmente alarmista e com a ótica de que a Nasa havia anunciado o “apocalipse da internet”.
Não é de hoje que histórias como essas se configuram fake news depois de uma análise. Só para ficar em “fim do mundo de verdade”, desmentimos histórias falsas que circularam em 2017, 2022 e agora em 2023.
As perguntas que vamos elencar na nossa checagem são as seguintes: 1) A Nasa anunciou que vai ocorrer um “apocalipse da internet”? 2) Quais são as chances reais de isso ocorrer? 3) Como esta informação chegou a ser dada por veículos teoricamente confiáveis?
A Nasa anunciou que vai ocorrer um “apocalipse da internet”?
Não. Na realidade, o que há em questão é uma divulgação de uma matéria no tabloide britânico The Mirror recentemente. O título sensacionalista (apocalipse da internet) tira a atenção de dois fatores. 1) A matéria fala de um estudo que sequer é recente (é de 2021). 2) A matéria fala que isso poderia ocorrer por uma eventual tempestade de raios magnéticos.
Quais são as chances reais de isso ocorrer?
A própria matéria (e o estudo em questão) já deixam bem claro que a hipótese é remotíssima. Isso foi corroborado por artigos em inglês que jogavam água na fervura como esse do Washington Post. O último evento em grande escala ocorreu em 1859. Não é simples mensurar o impacto da tempestade solar hoje.
Como esta informação sobre a Nasa chegou a ser dada por veículos teoricamente confiáveis?
O grande erro dos veículos de mídia (que, de fato, deram a informação de forma correta) foi sensacionalizar no termo apocalipse da internet e dar a ideia de que algo iminente poderia ocorrer. Isso foi um prato cheio para não só espalharem a fake news como também citarem que “saiu na mídia”.
Resumindo: há, de fato, um estudo antigo apontando para a história de a internet ficar fora do ar por tempestades solares. Porém, isso está longe de uma “confirmação da Nasa” de que isso iria ocorrer.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | https://bit.ly/3vZsrnd |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3ounmCN |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | http://bit.ly/3zGePPm |