Boato – Leilão da Receita Federal de celulares apreendidos conta com iPhones e está sendo anunciado no Facebook.
1 – Introdução
Diariamente, funcionários da Receita Federal (RF) trabalham de forma árdua para evitar o contrabando dos mais variados produtos. A apreensão ocorre quando os produtos são importados por meios que não o oficial ou não seguem as regras previstas na lei.
Para evitar o acúmulo desses produtos (e a falta de armazenamento) em seus postos oficiais, a Receita Federal costuma fazer doações e até leilões. Nesses leilões, os produtos geralmente são ofertados em lotes e qualquer pessoa com cadastro prévio e aprovado e sem problemas com a RF pode participar.
E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, a Receita Federal estaria organizando um leilão com celulares apreendidos e o evento estaria sendo anunciado no Facebook. Segundo a história, os produtos teriam foram apreendidos no porto de Santos e o leilão vai começar com lances de R$150. Confira:
Versão 1: “Receita Federal faz leilão eletrônico: lotes têm Xiaomi Mi A3, Redmi Note 8, Mi 9 Lite, iPhones 11 e 12 pro e celulares Samsung Galaxy. Aparelhos foram apreendidos no porto de Santos em um contêiner de importação ilegal. Leilão acontecerá no formato de lance fixo e estará acontecendo apenas…”. Versão 2: “Leilão da Receita Federal tem celulares iPhone 11 e 12 e Samsung S23 a partir de R$150 entre outros eletrônicos. Veja como e onde participar. Receita Federal faz leilão eletrônico: lotes têm Xiaomi Mi A3, Redmi Note 8, Mi 9 Lite, iPhones 11 e 12 pro e celulares Samsung Galaxy. Aparelhos foram apreendidos no porto de Santos em um contêiner de importação ilegal. Leilão acontecerá no formato de lance fixo e estará acontecendo apenas nos próximos 3 dias”.
2 – Análise da mensagem
A história viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook, onde está circulando por meio de publicidade paga. Ao acessar o link indicado pela publicação, você é redirecionado para uma página que possui um layout parecido com o site G1.
Além disso, nas últimas semanas, o que não faltou por aqui foram fake news envolvendo golpes no Facebook. A equipe do Boatos.org desmentiu inúmeras delas aqui, aqui e aqui.
Com isso, algumas questões surgiram, como: a Receita Federal está realmente fazendo um leilão no site citado? A Receita Federal costuma fazer leilões de produtos apreendidos? É confiável fazer compras no site citado? Vamos responder todas elas a seguir!
3 – Checagem
A Receita Federal está fazendo o tal leilão no site em questão?
Não! A história de hoje segue o mesmo modus operandi de outras promoções falsas. Se isso não bastasse, o site citado é completamente falso. Além de imitar um site conhecido e confiável, que é o G1, os links disponibilizados pela página não funcionam. Isso sem falar que o site em questão não é o site oficial da Receita Federal e muito menos está sendo compartilhado pelas páginas oficiais do órgão.
A Receita Federal faz leilões de produtos apreendidos?
Sim. A Receita Federal costuma fazer leilões para aumentar a sua arrecadação e dar vazão aos produtos que acabam guardados em seus armazéns, ocupando espaço. Além dos leilões, a RF também realiza doações a instituições públicas. Porém, os leilões organizados pela Receita Federal são anunciados exclusivamente pelo site oficial do órgão. Além disso, para participar do leilão, é necessário ter um cadastro aprovado e não ter nenhuma pendência com a RF. Atualmente, um leilão da Receita Federal está em curso e pode ser consultado no site oficial do órgão.
Você deve fazer compras no site em questão?
Definitivamente, não! Se o site já apresenta uma cópia do layout de outro site para parecer mais confiável, definitivamente não é uma boa escolha comprar nele. Você pode comprar produtos que nunca serão entregues ou até mesmo ter dados pessoais e bancários roubados.
4 – Conclusão
Promoção falsa👎❌
É mentira que a Receita Federal está promovendo um leilão por meio de publicidade paga no Facebook. Atualmente, um leilão da Receita Federal está ocorrendo e as propostas devem ir até o dia 2 de agosto de 2023, com o início dos lances no dia 3 de agosto de 2023. Porém, não tem nada a ver com o site divulgado pela propaganda paga no Facebook. O site em questão faz uma cópia do layout do site G1 e os links disponibilizados não funcionam, o que caracteriza o golpe.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | https://bit.ly/3vZsrnd |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3ounmCN |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | http://bit.ly/3zGePPm |